No dia 11 de março (domingo), o Museu da Energia de Salesópolis, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, promove a oficina “Documento de Família”. Gratuita, a atividade oferecerá orientações da área de arquivística e conservação para o público que deseja saber como preservar, da forma mais adequada, fotos e documentos antigos de família. As vagas são limitadas e é necessário inscrever-se por e-mail (detalhes abaixo).

Ministrada pela profissional arquivista Maria Fernanda Mendes e Freitas, coordenadora de documentação da Fundação Energia e Saneamento, a oficina abordará a importância de se ter um acervo pessoal bem organizado e como tratar as documentações geradas ao longo da vida, sejam elas fotográficas ou textuais. O workshop ainda dará dicas para quem tem o hábito de acumular documentos físicos e digitais (o que guardar e o que descartar?), ensinando a melhor forma de acondicionamento e os tipos de materiais mais adequados (pastas, envelopes etc), além de orientações sobre o que fazer com documentos já danificados. A atividade terá duração de 50 minutos e é voltada ao público maior de 15 anos.

A ação celebra os 20 anos da Fundação Energia e Saneamento, instituição mantenedora do museu e que trabalha na pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. “A ideia é apresentar um pouco da expertise da Fundação no tratamento e organização de acervos históricos, compartilhando essa experiência ao público em geral, que poderá aplicar, de forma prática, algumas técnicas de arquivística em fotos e documentos que temos em casa e que, muitas vezes, possuem valor afetivo”, explica Maria Fernanda.

SOBRE A FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

O acervo da Fundação é composto por mais de 1.600 metros lineares de documentos técnicos e gerenciais, 260 mil documentos fotográficos, cerca de 3.500 objetos museológicos, 50 mil títulos na biblioteca, além de documentos cartográficos, audiovisuais e sonoros, reunidos a partir de meados do século XIX. A Fundação guarda também um rico patrimônio arquitetônico e ambiental. São quatro pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), as Usinas-Parque de Salesópolis, Rio Claro, Brotas e Santa Rita do Passa Quatro, algumas com áreas remanescentes de Mata Atlântica -, e dois imóveis urbanos em Itu e Jundiaí. O acervo oferece subsídios para pesquisas sobre energia e saneamento, assim como sobre temas relacionados ao processo de urbanização e industrialização no Brasil.

EMPRESAS MANTENEDORAS DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO
Cesp, Sabesp e Emae

SERVIÇO

OFICINA “DOCUMENTO DE FAMÍLIA” – MUSEU DA ENERGIA DE SALESÓPOLIS
Quando? 
Domingo, 11 de março de 2018, a partir das 10 horas (50 minutos de duração).
Endereço: Estrada do Freire ou Contorno da Barragem, km 6, Freires, Salesópolis – SP
Funcionamento do Museu da Energia: terça a sexta, das 9 às 16 horas; sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas.
INSCRIÇÕES e informações: 11 4696 1332 / 99115 0020 ou salesopolis@museudaenergia.org.br
ATIVIDADE GRATUITA
www.museudaenergia.org.br