O vereador Renato Ramos de Souza, o Renatinho Se Ligue (PPS) protocolou nessa quinta-feira (15), três ofícios na prefeitura de Ferraz, documentos esses que indagam quando os secretários das pastas recém-criadas serão nomeados.

No fim de janeiro foi aprovado pela Câmara Municipal o Projeto de Lei Complementar Nº 326. O projeto consistia na criação das secretarias de Segurança, Cultura e Serviços Urbanos, além de fazer alterações em outras pastas. Desde a aprovação, as novas secretarias se encontram sem nomes para comanda-las.

Nos documentos, Renatinho cita que sem secretário, as pastas ficam impossibilitadas de cumprir as demandas, tendo em vista que apenas o responsável por elas poderá fazer o direcionamento necessário do orçamento.

Ainda de acordo com os documentos, problemas de extrema importância ficam a cargo dessas secretarias, desde a manutenção de viaturas da Guarda Municipal à iluminação pública.

Segundo o jovem parlamentar, as pastas possuem dinheiro para resolver os problemas, mas não há quem os assine. “O poder executivo afirmou que tem cerca de 500 mil reais em caixa destinados a compra de lâmpadas por exemplo, entretanto, sem alguém que faça o pedido e organize uma equipe, os planos de manutenção não sairão do papel, ” relatou Renatinho.

Nos documentos são questionados ao executivo, por que os chefes das pastas não foram nomeados até então e se a prefeitura ainda pretende indicar alguém aos cargos. É questionado ainda se a falta de um representante das pastas não pode ser prejudicial a comunicação entre o executivo, a população e o legislativo.

Ainda segundo Renato, Ferraz é uma cidade que tem um indicie alto de criminalidade, não podendo ficar sem um plano de segurança ou cultura, pastas essas que trabalhando em conjunto podem impedir o crescimento da violência.

“Por meio de atividade culturais, os jovens de certa forma ficam afastados de grupos mal-intencionados, evitando que entrem no mundo do crime, e por meio de rondas preventivas é possível diminuir os números da violência, mas infelizmente, essas duas áreas tão importantes estão sendo deixadas de lado, sendo levadas apenas por coordenadores. A ausência de um representante legal dificulta o planejamento das ações e a execução de determinados serviços” finalizou.

O vereador fez ainda requerimentos com o mesmo conteúdo, que aguardam para serem lidos em sessão.