O imóvel onde até dezembro passado, funcionou a Escola Técnica Estadual (Etec), na Avenida Governador Jânio Quadros, 2.000, na Vila Jamil, em Ferraz de Vasconcelos, deverá abrigar três de equipamentos de saúde, em breve. Na prática, a previsão é que será transferido para o lugar o posto do bairro, o Pronto Atendimento Infantil (PAI) situado na mesma via pública, no Jardim Figueiredo e o Serviço de Assistência Especializada (SAE), atualmente, na Rua Carlos Gomes, 150, no centro.

Na sexta-feira, dia 16, o secretário municipal da Saúde, Marco Aurélio Alves Feitosa e o vereador Antonio Marcos Atanazio (MDB), o Marcos BR, vistoriaram o prédio, que, infelizmente, acabou sendo depredado por vândalos. No local, bandidos destruíram todo o sistema elétrico, assim como, vasos sanitários, bebedouros, parte da estrutura física interna e quebraram portas, entre outros, objetos. Na realidade, o interior do prédio mais parece um cenário pós-guerra. Aliás, deixaram intactos apenas alguns livros didáticos.

Para Marcos BR que é o autor da sugestão para levar para o imóvel, sobretudo, a Unidade Básica de Saúde (UBS), na Vila Jamil, a ação de vândalos aconteceu porque não houve uma transição formal do prédio por parte da Etec e da municipalidade. “No fundo, os dois lados falharam”, diz. Por sua vez, somente agora depois dos prejuízos materiais é que a administração da cidade resolveu pedir o patrulhamento periódico da Guarda Civil Municipal (GCM).

Além disso, já prevendo a uma possível reforma do imóvel independentemente de o mesmo ter sido depreciado por elementos mal intencionados, Marcos BR fez uma emenda impositiva de R$200 mil a Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano. Por isso, o parlamentar acredita que a verba vai ajudar no processo de restauração do prédio. Para tanto, basta o prefeito, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, mudar a sua finalidade, já que o dinheiro destina-se a pasta da Educação.