A Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no interior do Conjunto Habitacional Escrivão José Chacon Moriel, na Rua Américo Trufelli, 261, no Parque Dourado, poderá mudar de endereço, em breve. A construção de uma nova sede ou transferência do atual posto de saúde para outro ponto na região do Parque São Francisco está sendo proposta a municipalidade pelo vereador, Eliel de Souza (PR), o Eliel Fox.

A sugestão com essa finalidade encontra-se pronta na Casa esperando a leitura para depois ser enviada. Nela, o parlamentar do Partido da República afirma que o atual espaço físico onde situa-se a UBS no CDHU não comporta toda a demanda de usuários daquela importante região da cidade e, portanto, o Poder Executivo precisa começar a estudar outra alternativa de endereço. “Na realidade, a unidade abrange inúmeros bairros populosos e não tem como suportar toda a procura existente”, diz Eliel Fox.

Ainda, de acordo com dados levantados pelo próprio vereador, o referido posto de saúde tem, hoje, matriculado no seu sistema de atendimento 34 mil munícipes e desse total, mais de 20 mil usuários possuem frequência ativa. “Por isso, por dispor de uma estrutura física bastante pequena não tem como aquela UBS atender de forma adequada os pacientes que vão lá procurar serviços essenciais de saúde”, comenta Eliel Fox. Além disso, ele denuncia a existência de goteiras na unidade.

Na prática, essa falta de infraestrutura física não prejudica apenas os milhares de munícipes beneficiados diariamente pelo posto de saúde, assim como, todo o corpo de servidores. Além disso, por estar instalada em um lugar inapropriado a unidade também sofre para manter os seus insumos e demais produtos afins. Por tudo isso, Eliel Fox aposta que de alguma maneira a sua indicação vai servir para abrir os olhos do pessoal da Secretaria Municipal da Saúde resolver o problema relatado.