A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos assinou uma parceria com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), unidade de São José dos Campos, que treinará alunos da instituição aqui na cidade, e ainda trará benefícios ao município no que diz respeito à saúde bucal. A primeira reunião de planejamento foi realizada nesta quinta-feira (22 de março), na sede da pasta, e contou com a presença do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta.

A turma de Odontologia chega a Ferraz em maio para cumprir a disciplina de “Saúde Coletiva”, e o objetivo será realizar um levantamento epidemiológico do quadro de saúde bucal da população ferrazense. De acordo com o titular da Saúde, Marco Aurélio Feitosa, com dados científicos, o tratamento e prevenção de doenças pode ser realizado de forma mais acertada.

“Estes jovens estudantes devem ser lapidados, calibrados em relação a saúde pública. Com a chegada deles aqui, conseguimos ajudar dando o treinamento, e eles nos auxiliam em um trabalho que fará grande diferença na cidade “, destacou o secretário Marco Aurélio.

O prefeito Zé Biruta ressaltou os benefícios da parceria e falou sobre a contrapartida da Prefeitura. “Estamos aqui viabilizando uma parceria entre entes públicos, ação que queremos que seja mais frequente em Ferraz, tanto pelo custo quase zero, quanto pelas portas que podem se abrir. Poderemos contar com o apoio dos centros de pesquisas que integram a Unesp e eles poderão contar com os nossos profissionais, que com certeza darão todo apoio necessário na aprendizagem destes futuros dentistas”, concluiu o chefe do Executivo.

Reforço no transporte de pacientes

Ferraz de Vasconcelos recebeu na manhã desta quinta-feira (22 de março) três vans para o transporte de pacientes da rede municipal. Por meio de um contrato de locação, os veículos chegaram a Prefeitura e cada um dispõe de 15 lugares. Uma van será direcionada para o transporte de pacientes ambulatoriais e que necessitam da ida até São Paulo ou outras localidades para consultas. Outro veículo será destinado aos pacientes do Centro de Fisioterapia do município, e o terceiro carro será utilizado para programas da Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Zoonoses. Hoje, Ferraz possui cinco vans para realizar este tipo de transporte.

Quem necessitar do serviço pode comparecer no setor de Ambulância da Prefeitura (Rua Pedro Foschini, 200, Vila Romanópolis), de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, e agendar o serviço. Para tanto, é necessário apresentar os documentos do hospital e documentos pessoais do paciente.