A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta terça-feira (27 de março) a Sala de Acessibilidade da Biblioteca Municipal “José Andere”, no Centro. No local, já está em funcionamento equipamentos que facilitam a leitura para quem tem deficiência visual, mas já é alfabetizado em braile.

O Kit de equipamentos, vindo do Governo do Estado, é composto por: ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, leitor de tela NVDA e computador. O scanner com voz auxilia o deficiente com a tarefa de fazer operações, o computador instalado possui um mouse de esfera que é destinado aos que possuem visão, mas têm dificuldades em utilizar o aparelho convencional, geralmente esse mouse é utilizado por pessoas as quais não conseguem apertar a tecla do mouse. Além disso, o teclado adaptado é para pessoas que possuem baixa visão.

De acordo com a pasta, o objetivo é promover o atendimento para que as pessoas com deficiência visual, motora, intelectual, auditiva e etc., possam usufruir destas tecnologias de modo a terem acesso ao acervo da biblioteca e, assim, conquistarem o direito de acesso à informação e à cultura literária. Atualmente, a Biblioteca “José Andere” possui um acervo em braile de aproximadamente mil títulos.

A secretária de Educação, Valéria Eloy da Silva Kovac, afirmou que a aquisição é de grande importância para toda a comunidade e convidou a população para conhecer e usufruir deste benefício. “Esta é uma importante conquista para Ferraz, pois os equipamentos de alta tecnologia favorecerem a vida dos deficientes visuais, além dos instrumentos que já estão instalados na Biblioteca Municipal. Por determinação do prefeito Zé Biruta (José Carlos Fernandes Chacon) os funcionários receberam treinamento e capacitação para este atendimento diferenciado, que com certeza será realizado com muito amor e dedicação”, destacou a secretária.

Na ocasião, também estiveram presentes o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo de Freitas Siqueira, os vereadores Hodirlei Martins Pereira, Eliel de Souza e Renato Ramos de Souza, além de representantes do Conselho da Pessoa com Deficiência e do Centro de Paradesporto de Mogi das Cruzes. Os membros da família Andere também marcaram presença no evento.

A Biblioteca Municipal “Jose Andere” está localizada a Rua Sud Menucci, 203, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui