O vereador de Ferraz de Vasconcelos, Lairton Dantas Pessoa (PRB), o Primo Ceará (foto) morreu de infarto fulminante, na manhã deste sábado, dia 14. O parlamentar, de 58 anos, sentiu-se mal em sua casa, no Jardim Castelo, quando se preparava para viajar com a família a Campos do Jordão, no interior paulista. Apesar de ter sido socorrido até o Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa, Primo Ceará veio a óbito por volta das 7h30.

O velório do vereador aconteceu na Câmara Municipal, no centro, e seu o sepultamento ocorreu na manhã de domingo, dia 15, no Cemitério Parque do Cambiri. O parlamentar exercia o seu primeiro mandato eletivo e durante a sua breve carreira política no Legislativo fez da simplicidade a sua principal característica. Na prática, em quase 14 meses no exercício do cargo, Primo Ceará raramente usou a tribuna da Casa. Mesmo assim, sempre em parceria com o colega da bancada do PRB, José Nelson Ferreira, o Pastor Nelson, apresentou dois projetos de lei.

O primeiro proíbe o corte no fornecimento de energia e de água, respectivamente, pela Bandeirante e Sabesp, das 12h de sexta-feira até às 8h de segunda-feira. Além disso, o texto veta o desligamento também das 12h do último dia útil antes de qualquer feriado nacional, estadual e municipal e ponto facultativo até às 8h do primeiro dia útil subsequente. Já a segunda matéria recém-aprovada pelo plenário obriga a Sabesp a instalar válvulas ventosas para evitar problemas de ar aprisionado nas redes de abastecimento.

Em sua primeira eleição municipal, em 2016, Primo Ceará obteve 1.030 votos nas urnas alcançando, portanto, a 11ª colocação de um total de 17 cadeiras na Câmara Municipal. O vereador apesar do seu apelido não era cearense. Na verdade, ele nasceu,  em São Miguel (RN). Enfim, aos 18 anos, foi mais um retirante nordestino que veio para São Paulo tentar a sorte fixando residência no fim da década de 70, no Jardim Brasil, na zona norte da capital paulista. Na época, trabalhou inicialmente como metalúrgico.

Batalhador, em 1990, resolveu mudar-se para Ferraz de Vasconcelos. Na cidade, abriu um pequeno barzinho e com o passar do tempo acabou sendo transformado em um  estabelecimento comercial (mercado), no Jardim Castelo. Ele deixa esposa Erivanda Souza e os filhos Larissa, Rafael e Tiago. No Legislativo, será substituído pela professora Roseli Aparecida Messias Ferreira (PRB), a Rose Fitness. Em nome da Câmara Municipal, o presidente Flavio Batista de Souza (PTB), o Inha lamenta o falecimento precoce de Primo Ceará.