A Secretaria de Educação (SME) de Ferraz de Vasconcelos promoveu nesta quarta-feira (18 de abril) uma capacitação para aproximadamente 30 gestores municipais sobre o funcionamento da plataforma digital “Conviva”. O sistema é da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime – SP) e é direcionado apenas para SME’s. O encontrou ocorreu no anfiteatro do Palácio na Uva Itália, na Vila Romanópolis.

Ferraz já utilizava da plataforma, mas para aperfeiçoar os conhecimentos e aplicar de forma mais efetiva as ferramentas que o sistema oferece, a pasta buscou uma formação com a própria Undime. A articuladora do Conviva, Kátia Padovan, foi quem veio até a cidade e esclareceu dúvidas dos presentes.

A ”Conviva” dispõe de dez conteúdos de gestão e mais de 30 ferramentas que ajudam o secretário de educação a chegar nos objetivos. De acordo com Kátia, primeiro vem a parte teórica e depois, com as ferramentas, a parte prática. “No ‘Conviva’ o gestor público lê tudo sobre os temas, incluindo uma legislação atualizada. Depois, ele explora as ferramentas, que dá direções para que ele melhore aspectos da educação em sua cidade”, explicou Kátia.

Além disso, a plataforma oferece a possibilidade de registrar a história da educação no município, o que ajuda em uma possível transição de governo, informações organizadas, confiáveis e atualizadas, que garantem a agilidade no dia a dia da pasta, e o compartilhamento de documentos entre os setores da própria Secretaria. Em Ferraz, não apenas a secretária de Educação, Valéria Eloy da Silva Kovac, irá alimentar e ter acesso a plataforma, mas também uma equipe que for escolhida por ela.

“Eu não faço nada sozinha, por isso nada mais justo que os meus técnicos estejam aqui também para aprender mais sobre o ‘Conviva’. Quando procuramos por esta formação, tivemos total apoio do prefeito Zé Biruta (José Carlos Fernandes Chacon) porque é uma forma de verificarmos nossas necessidades e saber onde podemos avançar. Aprender hoje para melhorar amanhã”, disse durante o evento a titular da Educação ferrazense, Valéria Kovac.

Vale ressaltar que para esta capacitação Ferraz foi sede, visto que representantes dos municípios de Suzano, Peruíbe, Biritiba Mirim e Arujá estiveram presentes.