O Ministério da Saúde (MS) deu início a 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe em todo o país e pretende imunizar cerca de 54,4 milhões de pessoas. A campanha durará até dia 1 de junho.

Realizada em etapas, a mobilização vacinará, inicialmente, trabalhadores da área da saúde, indígenas e pessoas com 60 anos ou mais. A partir do dia 2 de maio devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses, gestantes e mulheres com até 45 dias de pós-parto. Posteriormente, do dia 9 de maio em diante, a imunização de pessoas com doenças crônicas listadas pelo MS como, por exemplo, Insuficiência Cardíaca e Obesidade de terceiro grau, e, também, professores das escolas públicas mediante a documentação comprobatória.

A vacina tem por objetivo reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da gripe e protege contra os três tipos da Influenza: H1N1 e H3N2 responsáveis pelas grandes pandemias do Grupo A e uma linhagem do Grupo B.

Em Ferraz de Vasconcelos, a campanha já está em andamento em todas as unidades. Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Doutora Karina Rente, a cidade recebeu 14 mil vacinas na primeira remessa e o objetivo é imunizar, ao menos, 90% do grupo prioritário.

No dia 12 de maio, no município, será realizado o Dia D, um sábado em que todas as unidades básicas de saúde estarão abertas realizando a vacinação, além de três postos volantes dispostos nos mercados Shibata, Tenda e Atacadão.

Documentação Necessária

Público Geral: Cartão de vacinação e documento de identificação.

Pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais: Apresentar, também, prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica.

Profissionais do público-prioritário: Professores: contracheque ou crachá.

Sintomas 

Os principais sintomas da influenza são febre, em geral acima de 38°C, seguida de dor muscular e de garganta, prostração, cefaleia e tosse seca.

Prevenção

Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, como vírus Influenza, orienta-se que sejam adotadas medidas gerais de prevenção, tais como: frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; Utilizar lenço descartável para higiene nasal; Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; Higienizar as mãos após tossir ou espirrar; Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; Manter os ambientes bem ventilados; Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza. Evitar sair de casa em período de transmissão da doença; Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados); Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos; Orientar o afastamento temporário (trabalho, escola etc) até 24 horas após cessar a febre.