Todo trabalho é digno e engrandece o ser humano. Com esta afirmação, o deputado federal Junji Abe (MDB-SP) sintetizou o recado de fé e ânimo para os participantes da celebração dos 42 anos da Legião Mirim de Mogi das Cruzes. Sem fins lucrativos, composta por voluntários de diferentes segmentos e também por diversos policiais, a entidade oferece serviços filantrópicos e sociais para adolescentes, atuando na sua formação e preparação para o futuro. Desde a fundação, em 21 de abril de 1976, já beneficiou cerca de 20 mil jovens.

“Nunca pense que este ou aquele serviço despreza seu potencial. Todo trabalho dignifica, traz lições importantes, agrega experiência e permite que você evolua. Tenha sempre gratidão por tudo e por todos! É um sentimento que atrai coisas positivas para sua vida”, ensinou Junji. Ele rememorou que, com pouco mais de 5 anos, já puxava enxada para ajudar a família a cultivar hortaliças no atual distrito mogiano de Biritiba Ussu. Durante as férias escolares, aprendia outras tarefas. Aos poucos, explicou, veio o progresso. O deputado começou como lavrador, passou a tratorista, motorista, administrador e sindicalista rural. Hoje, mantém-se como produtor de flores, além de consultor dos setores público e privado.

Na definição de Junji, “família é a base de tudo”. Respeito às pessoas, reconhecimento, disciplina, pontualidade, espírito participativo, solidariedade e outros valores, contou ele, foram transmitidos “por meus pais e avós, sempre com o alicerce do trabalho, porque era preciso amassar barro”. Imediatamente, apelou para que os legionários valorizem seus familiares, que se desdobram para orientá-los da melhor forma possível.

Junji assinalou que o menino agricultor decidiu fazer mais que cuidar da própria família. “Assim, pensando em contribuir com a sociedade, associei minhas atividades profissionais com o ingresso na vida pública”, completou, relatando que, aos 32 anos foi eleito vereador com a maior votação da história de Mogi. Depois, foi três vezes deputado estadual, prefeito por oito anos seguidos e está no segundo mandato de deputado federal.

Apesar dos 77 anos de idade, emendou Junji, “estou firme, trabalhando intensamente para tentar ser útil à sociedade”. Por esse motivo, simplificou, “é preciso enfrentar com satisfação a tarefa de amassar barro para vencer os obstáculos e cumprir a missão que Deus nos reservou na vida terrena”. O deputado deixou a Prefeitura de Mogi, em 2008, com pesquisas apontando 86% de aprovação popular. Como deputado federal, foi eleito pela Revista Veja como o 13º mais atuante do Brasil, à frente de 500 outros parlamentares.

Prova de que Junji leva o trabalho muito a sério é o que ele fez com o filho Juliano Abe, que também participou do evento. Quando seu primogênito manifestou interesse de seguir a vida pública, o deputado foi enfático: “Primeiro, você estuda, aperfeiçoa-se numa profissão e se estabelece como profissional. Depois, pensa em ingressar na política”.  Juliano seguiu a recomendação à risca. Tornou-se advogado especializado em Direito Ambiental, consultor ambiental e produtor rural. Então, em 2012, disputou vaga na Câmara Municipal mogiana, obtendo a maior votação nominal da história da Cidade. Quatro anos depois, seria eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Marcus Melo.

Ex-legionário

Felizmente, ponderou Junji, a Cidade oferece à juventude um “instrumento formidável” como a Legião Mirim. De iniciativa do 17º BPM/M – Batalhão de Polícia Militar/Metropolitano do Estado de São Paulo, a entidade realiza um trabalho social que extrapola a geração de oportunidades profissionais. As ações influem no desenvolvimento da personalidade desses jovens, promovendo a valorização de cada um, o bom relacionamento familiar e a integração social.

O deputado destacou a devoção do atual presidente Ediel Braz Soares: “Como ex-legionário, ele nunca se esqueceu da ajuda que recebeu e retribui os benefícios, de forma generosa e com muito amor, a fim de que os jovens integrantes da Legião Mirim tenham um futuro brilhante. Para o orgulho dos pais e da Nação!”

Emocionado com as palavras de Junji, Soares destacou resultados do trabalho. Segundo ele, oito em cada dez adolescentes que passaram pela Legião Mirim tornaram-se profissionais de sucesso em seus respectivos campos de atuação. São policiais, advogados, engenheiros, gerentes de banco e de supermercado etc. “Sem obstáculos, não existe evolução. A gente cai, se levanta, cai de novo, ergue-se e vai em frente. Sem perder o ânimo nem a fé, e sempre agradecendo”, conclamou o deputado.

Discretamente acomodado no fundo do auditório do Tiro de Guerra de Mogi das Cruzes, o 1º Sargento PM aposentado, Hildo Benedito dos Santos, não passou despercebido para Junji. O deputado indicou o policial, rememorando seu “pioneirismo e determinação” como um dos fundadores da Legião Mirim mogiana. Em seguida, motivou a plateia a manifestar gratidão com uma grande salva de palmas. A cena encantou o público.

Realizado neste sábado (21/04/2018), o evento também contou com as presenças dos subtenentes do Exército Brasileiro, Arlei  Fernandes da Silva, chefe de Instrução, e Rodrigo Almeida, instrutor do Tiro de Guerra 02-052 de Mogi das Cruzes; do 2º Tenente PM Castro e do Aspirante a Oficial Rafaelle Rodrigues, ambos do 17º  BPM/M; e dos representantes dos vereadores Protássio Nogueira e Antonio Lino, respectivamente, Wander Anjos e Gabriel Albanes, além de outras autoridades e lideranças.