A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está com três chamamentos públicos abertos para organizações da sociedade civil que tenham interesse em contribuir com serviços de convivência e fortalecimento de vínculos de idosos, jovens e adultos, e acolhimento institucional para crianças e adolescentes.

O edital pode ser encontrado no site oficial da municipalidade e o pré-requisito para enviar propostas para a pasta é que a organização esteja regularmente constituída e inscrita nos conselhos de qual atividade será executada. Vale ressaltar que estes serviços já são oferecidos na cidade, mas o objetivo, por conta de uma determinação do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, é descentralizar-los para atender melhor a comunidade. Os serviços devem ser iniciados 1º de junho.

Serão três núcleos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, sendo dois para idosos e um para jovens e adultos. Estes espaços visam por meio de atividades, fortalecer os vínculos familiares, garantir aquisições progressistas aos seus usuários, complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social, dentre elas, a exclusão, o abandono, a negligência e a violência. Além disso, o outro chamamento é direcionado a organizações que contribuam com dois núcleos de serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes, em virtude do término de contrato com a atual organização.

Segundo o secretário de Assistência Social de Ferraz, Rodrigo de Freitas Siqueira, ambos os serviços são de suma importância para que uma comunidade se mantenha forte e saudável. “Os serviços para idosos já são ministrado nos Cras’s (Centros de Referência de Assistência Social), mas queremos reforçar isso, até mesmo porque muitos idosos ficam com seu tempo um pouco ocioso. Já este tipo de atendimento para jovens e adultos é a primeira vez que implantaremos na cidade e temos certeza que dará bons resultados, tanto nas esfera social quanto da saúde”, ressaltou Siqueira.

Os editais completos podem ser conferidos pelo link http://www.ferrazdevasconcelos.sp.gov.br/

TEXTO: Leticia Riente