O Fundo Social de Solidariedade de Ferraz de Vasconcelos promoveu o lançamento da Campanha do Agasalho 2018, intitulada “Compartilhe o Amor”, nesta sexta-feira (27 de abril). O anúncio foi realizado no anfiteatro do Paço Municipal, na Vila Romanópolis, e contou com a presença do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, e da presidente do Fundo Social e filha do prefeito, Bruna Chacon.

A ação que tem como objetivo arrecadar 100 mil peças, mesma meta do ano passado, e contará com 150 caixas disponíveis para a arrecadação de agasalhos. Em 2017, foram 200 caixas, mas de acordo com Bruna, os pontos que não deram resultado efetivo foram retirados para uma arrecadação mais organizada.

Os pontos ficarão na Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS’s), em comércios do município, e principalmente nas unidades escolares municipais e estaduais que desempenharam papel principal na Campanha do ano passado. Além de roupas, cobertores também poderão ser doados. Uma novidade deste ano é que quem não tiver como levar em algum ponto de arrecadação, poderá ligar para o Fundo Social que o órgão buscará as peças.

Os agasalhos arrecadados serão distribuídos para as famílias em situação de vulnerabilidade social, que são acompanhadas pelos CRAS’s, os quais são coordenados pela Secretaria de Assistência Social do município.

“A Campanha do Agasalho é a ação que eu mais gosto do Fundo Social e ano passado fomos surpreendidos com a adesão e ajuda dos munícipes. Falam que um ano é melhor do que o outro, mas se a Campanha 2018 ocorrer como foi em 2017, já estarei satisfeita”, disse Bruna.

Além disso, as escolas que arrecadarem mais agasalhos serão agraciadas com uma premiação surpresa que será divulgada no decorrer da Campanha.

O prefeito Zé Biruta agradeceu os parceiros e afirmou que se cada um fizer sua parte, a arrecadação será um sucesso. “Estão aqui as pessoas que realmente foram nossos parceiros em 2017 e quero agradecer vocês por isso. A Campanha nada mais é do que um ato de solidariedade, de ter um olhar de empatia pelo próximo. Infelizmente somos um município pobre, mas se cada um dividir um pouquinho do que tem, venceremos”, ressaltou o chefe do Executivo.

Para prestigiar o evento, estiveram presentes os secretários municipais Rodrigo de Freitas Siqueira (Assistência Social), Valéria Eloy da Silva Kovac (Educação), Silvana Francinete da Silva (Fazenda), Bruno Daniel Oliveira (Assuntos Jurídicos), Pedro Elias Bou Assi (Desenvolvimento Econômico e Agropecuária), o vereador Renato Ramos de Souza, e a dirigente regional de Ensino de Suzano, Vera Lúcia Miranda,

Ações paralelas

Durante a Campanha do Agasalho o Fundo Social de Ferraz não arrecada apenas as roupas, mas também realiza outras ações que complementam a arrecadação. Neste ano, haverá a distribuição de sopas e cobertores para moradores de rua, além da vacinação contra a gripe também para este grupo.