Junior Orosco, pré-candidato a deputado federal pelo PDT, assumiu a defesa dos pescadores artesanais de Cananéia que lutam contra a proibição da pesca artesanal a partir de uma milha náutica (1,852 km) da costa. Segundo os pescadores a nova regra, imposta pelo antigo Ministério da Pesca e Aquicultura, por meio da Instrução Normativa nº12, reduz drasticamente o resultado da pesca, inviabilizando o trabalho de milhares de pescadores e, consequentemente, o sustento de suas famílias.

“Essa instrução inviabiliza o trabalho dos pescadores artesanais dos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que podem ficar sem trabalho e renda. No dia 4 de maio vamos à Brasília conversar com os responsáveis do Ministério da Agricultura para reverter essa situação”, afirmou Junior Orosco.

Além de Cananéia, Junior visitou correligionários nas cidades de Itanhaém, Peruíbe e Registro, no litoral sul de São Paulo.

As visitas fazem parte da Jornada da Renovação que Junior vem fazendo pelos municípios do Estado. Na semana passada, ele visitou Jaú, Brotas, Dois Córregos, Terra Rocha, Matão, Viradouro, Monte Azul Paulista, Mineiros do Tietê, Itirapina, São Carlos, Pitangui, Bebedouro e Barra Bonita e Olímpia.

Em Jaú, capital do calçado feminino, a Jornada da Renovação foi recebida na Câmara Municipal pela vereadora Cléo Furquim, pré-candidata a deputada estadual. Lá, Junior, pré-candidato a deputado federal, assumiu um discurso mais político, “Se a população quer mudar de verdade a situação do país, tem que olhar para a política com mais carinho e trocar toda essa representação que está aí”, disse.