Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, 29 de abril, a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovou em única discussão moção de aplauso a data na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 7. O tributo em reconhecimento, sobretudo, aos dançarinos locais partiu da vereadora Roseli Aparecida Messias Ferreira (PRB), a Rose Fitness. Ela é professora de Educação Física e pedagoga.

Em seu discurso, a parlamentar disse que os profissionais de dança na cidade são, altamente, dedicados e, por isso, merecem um pouco mais de apoio por parte da municipalidade. Para ela, a dança proporciona saúde física, mental e social e serve para renovar conceitos artísticos. “Na realidade, sinto-me bastante honrada por poder homenagear uma classe tão querida como é a do pessoal da dança de Ferraz”, diz.

A vereadora destacou ainda que a concessão de apoio oficial poderá revelar inúmeros talentos locais, já que a maioria deles conquista vitórias apenas por esforço próprio. Mesmo assim, Rose Fitness acredita no trabalho desenvolvido em prol da dança pela Diretoria de Cultura liderada por Élio Tonalezzi. “Apesar da falta de dinheiro o setor faz o que é possível para promover a arte na cidade”, comenta.

Entre os destaques locais, a vereadora cita Vânia Molla, Fabiana Araújo, Íris Videro, Euzeli Picolli (ballet clássico), Danny Tavares, Evandro (street dance), Joyce Fatin (dança cigana) e Walquíria Sanches e Amanda Mahasin (dança do ventre). Além disso, Rose Fitness apontou ainda a saudosa Alexandra Silvestre que contribuiu para a história da dança na cidade, na década de 90.

Também assinante da moção de aplauso, o vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue reforçou que o governo municipal precisa valorizar a dança e aumentar as ações da Cultura e do Esporte que são verdadeiras armas contra a violência. A iniciativa de Rose Fitness foi elogiada por Claudio Roberto Squizato (PSB), Eliel de Souza (PR), o Eliel Fox e Hodirlei Martins Pereira (PPS), o Mineiro.

Origem

O Dia Internacional da Dança foi criado pela Organização das Nações Unidades para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1982. A data 29 de abril coincide com a de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). O artista superou os princípios gerais que marcavam a dança do seu tempo para desafiar problemas relativos à execução da obra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui