A Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos homenageou com uma moção de aplauso o ex-vereador da Casa, líder comunitário atuante e voluntário, Walter Marsal Rosa, o Valtinho do Ipanema (centro), na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 14. O reconhecimento ao trabalho social feito há quase 40 anos, na cidade, partiu dos vereadores Hodirlei Martins Pereira (PPS), o Mineiro e José Nelson Ferreira (PRB), o Pastor Nelson, porém, o texto também foi assinado por boa parte do Legislativo.

A ligação de Valtinho do Ipanema com Ferraz de Vasconcelos começou, na realidade, a ser desenhada, em 1979, quando o mesmo comprou um terreno no bairro que originou o seu apelido. Mas, foi, em 1981, quando mudou-se em definitivo do Cambuci, na capital paulista, para o munícipio tornando-se por sinal, na época, o primeiro morador do Jardim Ipanema, na região do Parque Sã Francisco. Na ocasião, resolveu criar uma associação de moradores para lutar por benfeitorias para o bairro.

Enfim, por meio da entidade conseguiu levar água encanada e iluminação pública para o Jardim Ipanema. Além disso, o líder comunitário também foi decisivo na conquista de guias e sarjetas para as ruas, ou seja, de saneamento básico para beneficiar aquela comunidade. Desta forma, deu a sua contribuição para, com isso, promover o crescimento do bairro. Na atualidade, a mesma associação participa do programa estadual Vila Leite beneficiando 150 famílias carentes.

Além de sua atuação no órgão, mesmo aposentado Valtinho do Ipanema também trabalha como massagista voluntário há muitas décadas. O atendimento dele ocorre no Ginásio Municipal Marcílio Guerra, no centro. “O Valtinho do Ipanema é, portanto, um homem lutador e, acima de tudo, preocupado em ajudar sempre o seu próximo”, diz Mineiro. Acompanhado dos filhos, Amanda, Armando e Adriana, o homenageado fez questão de agradecer pessoalmente o tributo da Câmara Municipal.

Valtinho do Ipanema exerceu o seu primeiro mandato eletivo, de 2013 a 2016. No Legislativo, apresentou 224 indicações para o Poder Executivo, 69 requerimentos, de moções e um projeto de lei que criou a Semana Municipal de Conscientização do Autismo. Em 2017, ele também foi homenageado pela Câmara Municipal de Poá por seu trabalho social em prol da comunidade ferrazense. O voto de congratulação foi do vereador Luiz Eduardo Oliveira Alves (Podemos), o Edinho do Kemel.