Responsável por gerenciar o restaurante Bom Prato, unidade de Ferraz de Vasconcelos, o Instituto Cidadania Raízes tem o seu trabalho reconhecido com uma moção de aplauso pela Câmara Municipal. A votação do tributo de autoria do vereador Alexandre Barboza dos Santos (PDT), o Professor Xandão ocorreu na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 14.

Além de administrar o Bom Prato em parceria com o governo estadual desde 2013, o Instituto Cidadania Raízes fundado na cidade, em 1999, também é uma referência na defesa da igualdade étnico racial. Para tanto, a entidade promove missas voltadas às pessoas de origem afrodescendente, tem uma escola de samba e oferece um cursinho pré-vestibular a estudantes carentes, em geral.

Já o Bom Prato serve 1,2 mil refeições diárias por R$1,00 e 300 cafés da manhã por R$0,50.  O restaurante funciona de segunda à sexta-feira na Avenida Lourenço Paganucci, 155, na Vila Maria Rosa, próximo ao Viaduto Ayrton Senna. No total, o Instituto Cidadania Raízes emprega 16 funcionários para manter o atendimento no local. Além da unidade de Ferraz, a entidade gerencia ainda as de Carapicuíba e Franca (SP).

Por isso, o Instituto Cidadania Raízes pretende atingir a meta de oferecer um milhão de refeições por ano. Ao todo, o órgão possui 250 colaboradores. Para o Professor Xandão que tem uma relação bastante próxima com a entidade desde a sua fundação, o Instituto Cidadania Raízes é um verdadeiro motivo de orgulho para Ferraz de Vasconcelos. “É uma instituição séria e competente”, aponta Xandão.

O vereador fez questão de destacar o papel desempenhado pelo criador do Instituto Cidadania Raízes, Rubens de Souza, o Rubinho. Ele, aliás, estava presente na sessão ordinária. Os parlamentares Eliel de Souza (PR), o Eliel Fox, Claudio Roberto Squizato (PSB), Claudio Ramos Moreira (PT) e Hodirlei Martins Pereira (PPS), o Mineiro, elogiaram a trajetória vitoriosa da entidade.