A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos promoveu entre os dias 21 e 25 de maio a “Semana do Bebê e do Brincar”, em 50 escolas de educação infantil municipais. O principal objetivo da mobilização foi refletir e discutir a valorização de práticas essenciais no contexto da educação infantil. Aproximadamente 7,7 mil alunos foram envolvidos na ação.

Entre as atividades realizadas ocorreram palestras para os pais na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) “Vereador Mario Martinelli”, e no Centro de Educação Infantil (CEI) “Oiaeu II”, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou um fisioterapeuta para a iniciativa. Além disso ocorreram oficinas de brincadeiras entre pais e filhos e piquenique na Emei “Thomaz Rodrigues Alckmin”. Em outras unidades de ensino também foram realizados trabalhos voltados para o resgate de brincadeiras tradicionais, experimentações em artes plásticas, oficinas, gincanas, atividades teatrais, dramatizações, palestras ,discussões e estudos com professores, funcionários, pais e momentos pontuais com a comunidade escolar.

De acordo com a pasta, foi proporcionado às crianças e aos pais a oportunidade de brincar, conhecer novas brincadeiras e aprender a socializar de maneira prazerosa, desenvolvendo o aprendizado por meio do lúdico. Nesta semana, também foi possível desenvolver a coordenação motora, ritmo e afeição pelas brincadeiras de rua e cantigas de roda. Os eixos envolvidos foram a linguagem corporal, música, natureza e sociedade.

Segundo a titular da Educação ferrazense, Valéria Eloy da Silva Kovac, esta ação é extremamente importante, principalmente quando observamos as tecnologias nos dias atuais. “Muitas das nossas crianças ficam o dia todo no celular ou em equipamentos tecnológicos e esquecem, ou nem conhecem, brincadeiras tradicionais, que ajudam tanto no seu desenvolvimento. Todo o ano promovemos esta Semana e novamente, com o apoio do prefeito Zé Biruta (José Carlos Fernandes Chacon), foi proveitosa, aproximando toda comunidade escolar”, afirmou Valéria Kovac.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui