Como, no momento, a concessionária do transporte público municipal só disponibiliza no seu site oficial os 16 itinerários de suas 12 linhas de ônibus aos usuários, a Radial poderá ser obrigada a publicar também as tabelas de horários de circulação de seus ônibus coletivos, na cidade. A medida para beneficiar os milhares de passageiros locais faz parte de um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal.

Na prática, o texto de autoria do vereador (foto) Claudio Ramos Moreira (PT) visa aumentar ainda mais o grau de transparência para um assunto que interessa diretamente todos os dias a inúmeros usuários locais, ou seja, não basta apenas à empresa divulgar na sua página na internet as linhas disponíveis e os seus respectivos destinos. Em suma, esse tipo de propaganda precisará ser ampliado por parte da concessionária.

Com isso, será necessário confeccionar e, ao mesmo tempo, providenciar a distribuição de panfletos, fazer a afixação de placas informativas nos próprios coletivos e nos terminais espalhados por toda a cidade. Caso seja aprovado em dois turnos pelo plenário da Casa e depois sancionado, o Poder Executivo terá um prazo de 60 dias contados a partir de sua publicação para regulamentar a presente lei.

“Levando em consideração que na maioria das vezes os passageiros do transporte público desconhecem a tabela de horários e até o mesmo os itinerários das linhas em operação na nossa cidade acredito que o nosso projeto vai contribuir para facilitar vida dos usuários”, diz Claudio Ramos. Por estar em análise nas comissões competentes a matéria do petista não tem ainda uma data para ser votada.