Somente este ano, o vereador Eliel de Souza (PR), o Eliel Fox apresentou para a apreciação da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos quatro projetos de lei. Um deles acaba ser aprovado pelo plenário da Casa. Trata-se do texto que institui no município o projeto “Ferraz Mais Verde”, ou seja, disciplina o plantio de árvores nativas e frutíferas em calçadas por moradores. Para entrar em vigor, a matéria espera a sanção do Poder Executivo, o que deve ocorrer, em breve.

De acordo com projeto, as árvores serão selecionadas conforme a orientação do setor responsável pelo meio ambiente da cidade por solicitação da pessoa interessada. No texto consta ainda que muda será plantada e apadrinhada, de preferência, por uma criança residente na casa. Com isso, o arbusto terá uma placa indicando o nome da criança homenageada e a idade da mesma. A medida visa estimular desde os primeiros anos de vida o comprometimento em defesa da natureza.

Outro projeto pronto ser votado trata da capacitação de professores e funcionários de escolas públicas e privadas de ensino básico em cursos de primeiros socorros. A proposta denominada de “Vai Lucas” estabelece que as aulas serão ministradas por profissionais cedidos pela pasta da Saúde ou pelo Corpo de Bombeiros. O título “Vai Lucas” é uma homenagem ao garoto que morreu engasgado com um pedaço de salsicha, em setembro do ano passado, em Campinas (SP).

Eliel Fox também aguarda a deliberação do texto que torna obrigatória a instalação de placas contendo os números de telefones de utilidade pública por estabelecimentos comerciais. Além disso, o vereador espera também a votação do projeto de lei determinando a disponibilização de álcool em gel por donos de quiosques que vendem produtos alimentícios em vias públicas. Os três textos dele poderão ser apreciados em primeira discussão no dia 18 do corrente.