A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos encerra na sexta-feira, dia 8, as comemorações em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, datado oficialmente em 5 de junho. As atividades foram realizadas pela Secretaria Municipal de Educação e pelo departamento de Verde e Meio Ambiente desde o começo desta semana.

No dia 5 de junho, ocorreu uma palestra no Centro de Integração a Cidadania (CIC), no Parque Dourado, com aproximadamente 60 professores multiplicadores e convidados. O palestrante foi o professor mestre Alberto dos Santos, que ministrou com o tema “Geopolítica do Planeta Água”.

Já no dia 8 de junho houve a “2ª Caminhada do Meio Ambiente”. O grupo de alunos e professores das escolas municipais e estaduais saíram da concentração em frente ao Corpo de Bombeiros, no Centro, e percorreram as vias próximas à Praça dos Trabalhadores. Ao final da iniciativa, uma plantação simbólica de mudas foi realizada em parceria com uma Organização Não-Governamental (ONG) da cidade.

Vale ressaltar que além destas duas comemorações pontuais, durante toda a semana quem passou pelo saguão da Prefeitura de Ferraz, na Vila Romanópolis, pôde apreciar uma exposição de aproximadamente 200 orquídeas, também montada para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. As flores vieram de produtores orquidários que moram no Jardim Castelo e abastecem outras cidades da região. As unidades escolares municipais também trabalharam com o tema em sala de aula e em Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC).

De acordo com o professor coordenador pedagógico de projetos da Educação ferrazense, Reginaldo da Silva Oliveira, as ações tiveram grande adesão por parte da população e dos alunos, e o retorno foi positivo. “Com o apoio da secretária de Educação, Valéria Eloy da Silva Kovac, e do prefeito Zé Biruta (José Carlos Fernandes Chacon), conseguimos desenvolver várias atividades que despertaram a conscientização em cada um. Os alunos puderam aprender mais sobre o meio ambiente e os munícipes viram o quanto é importante cuidar do nosso planeta. Era uma data que não poderia passar despercebida”, destacou Oliveira.

Sala Ambiental

Neste contexto a Secretaria Municipal de Educação inaugurará a “Sala Ambiental Cora Coralina”, no CIC, às 9 horas. O espaço tem como objetivo reunir todo material existente na Biblioteca Municipal “Francisco Xavier de Jesus”, também localizada dentro no CIC, que fale sobre meio ambiente. Além disso, na ocasião também haverá uma exposição de fotos intitulada “Ferraz Verde”, remetendo ao cuidado que se deve ter com a cidade e o planeta.

O CIC fica na Rua Américo Trufelli, 60, no Parque Dourado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui