Segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, IFDM, que analisa o desenvolvimento socioeconômico dos municípios de todo o país nos âmbitos da educação, saúde e emprego e renda, a cidade de Ferraz de Vasconcelos está dentre as 22 cidades com menor ranking em todo o estado de São Paulo.

A pesquisa estipula indicadores que variam de 0 a 1 ponto para classificar o nível de evolução de cada localidade como baixo, regular, moderado e alto. Ferraz obteve um IFDM regular de 0,698; um índice também avaliado como regular em emprego e renda de 0,559; moderado na saúde com 0,643 pontos e alto na educação com 0,892.

Esse índice denota Ferraz como a cidade menos desenvolvida em toda a região do Alto Tietê, embora o senso tenha como base dados do ano de 2016 e as oscilações das pontuações, pesquisa após pesquisa, sofram com o índice dos municípios vizinhos, esta baixa colocação é motivo de preocupação e resposta para as dificuldades que os ferrazenses têm encontrado ao buscar por politicas públicas que garantam direitos mínimos e melhor qualidade de vida.

No ranking nacional, entre mais de 5 mil municípios brasileiros, Ferraz de Vasconcelos ficou apontada como 2158º lugar em desenvolvimento, visto que é localizada num dos estados com maior índice de Produto Interno Bruto (PIB).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui