Poderá ser visto do Brasil, dentro de alguns instantes, um fenômeno conhecido como “Lua de Sangue”. A excepcionalidade está no fato de trata-se do maior eclipse lunar do século 21, que terá duração de exatas 3 horas e 55 minutos, com totalidade, ou seja poderá ser observado em todo o planeta, por  1 hora e 42 minutos.

O eclipse acontece com o posicionamento exato da Terra entre o Sol e a Lua. Desta forma o satélite passa próxima ao centro da sombra terrestre, ou seja, nosso planeta bloqueia a luz solar, resultando assim um aspecto avermelhado na lua , por isso o nome “Lua de Sangue”.

No Brasil o acontecimento pode ser observado desde as 16h30 (horário de Brasília), no estado de São Paulo previu-se que poderá ser visto as 17h39. Pra observá-lo, é preciso olhar para o horizonte, a leste.

O episódio astrônimo histórico, está completamente visível na África Oriental e Ásia Central, na América do Sul, África Ocidental e Europa durante o nascer da lua e no período de pôr da lua no Leste Asiático e Austrália.

Está é a segunda e última “Lua de Sangue” deste ano.