A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio de vários departamentos da administração municipal, iniciará uma série de ações para combater o desmatamento no bairro do Cambiri e conscientizar os moradores do local sobre a importância de preservar as nascentes do local. O plano de iniciativas foi possível depois de um estudo realizado por alunas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Na última segunda-feira, 30 de julho, no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis, as alunas Larissa de Oliveira Sena e Maria Eduarda Luiz da Silva apresentaram um pouco mais sobre o estudo ao secretário de Obras, Planejamento Urbano, Saneamento, Verde, Meio Ambiente e Habitação de Ferraz, Antônio Carlos dos Santos Ferreira, e para servidores de outros departamentos que estarão envolvidos na execução das frentes.

O projeto desenvolvido pelas estudantes e orientado pelos professores Emerson Barão Rodrigues Soldado e Jairo José Matozinho Cubas, teve como objetivo analisar a relação entre as nascentes do Cambiri e as àreas de invasão, que acabam resultando no desmatamento do local, que é considerado bioma da Mata Atlântica.

No encontro, quatro ações ficaram definidas para serem executadas: no dia 9 de agosto, a equipe terá uma reunião com o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), para buscar apoio e novas ferramentas de atuação. Outra ação prevista é uma campaha de conscientização sobre o descarte de lixo, que será desenvolvida nas escolas públicas da região. Também haverá a manutenção da iluminação da Estrada do Paiol, via de grande circulação do bairro, além da abertura de processos por parte de entidades do município, oficializando ainda mais apoio do Poder Executivo.

De acordo com o secretário Antônio Carlos, as ações conjuntas têm mais chances de trazerem benefícios para a cidade. “O importante é estarmos juntos, para que consigamos desenvolver estas ações de forma efetiva, e isso, só poderemos fazer por meio de uma parceria sólida. O primeiro passo foi dado, agora é o momento de lapidarmos cada idéia para que isso dê certo. Vale lembrar que além destas ações fazerem bem ao nosso meio ambiente, no tocante à preservação, as iniciativa podem até gerar recursos para o município”, afirmou o titular.

Na reunião esteve presente o representante da Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo (AAFESP) em Ferraz, Evaristo Santos Pinto, e os servidores do departamento de Verde e Meio Ambiente, Habitação, Defesa Civil, Coordenadoria Técnica de Iluminação Pública (CTIP), e da Secretaria Municipal de Educação.