A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos promoveu nesta quinta-feira, 23 de agosto, o segundo encontro do projeto “Mães Crecheiras”, no anfiteatro do Paço Municipal, na Vila Romanópolis. A ocasião reuniu aproximadamente 60 mães de alunos matriculados na Educação Infantil I na cidade. O objetivo da iniciativa foi dar continuidade às ações já iniciadas em fevereiro deste ano, no primeiro encontro.

Na oportunidade, as mães puderam aprender um pouco mais sobre “Educação Alimentar e Nutricional”, com a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Sizelle Rodrigues dos Santos. Além disso, no local, também estavam sendo ofertados testes rápidos de HIV e Sífilis por meio do Serviços de Atendimento Especializado (SAE).

O próximo e último encontro do ano deve ocorrer em novembro. Vale destacar que cada discussão leva em conta conscientizar a família sobre a importância do desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida, compreender e reconhecer os Centro de Educação Infantil (CEI’s) como espeço formativo, e ainda promover a efetiva participação familiar no contexto escolar.

A titular da Educação ferrazense, Valéria Eloy da Silva Kovac, destacou a importância da aproximação das mães com o Poder Executivo e frisou alguns planos que estão sendo desenvolvidos pela pasta. “Não construímos nada sozinhos, por isso precisamos de mães que abracem a causa das creches. Estamos viabilizando estudos para a compra de imóveis que abrigarão creches municipais para o próximo ano, e ainda pleiteando com o governo federal a construção de mais sete Cei’s. O prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, não só neste mandato, mas nos dois anteriores, sempre se preocupou muito com as crianças, e seguindo esta diretriz, estamos buscando atender sempre melhor nosso alunos, seja na merenda, aprendizagem, etc.”, afirmou Valéria.