O vereador Eliel de Souza (PR), o Eliel Fox pretende acabar com as filas de idosos e pessoas com deficiência na hora de marcar uma consulta médica em postos de saúde de Ferraz. Para tanto, ele elaborou um projeto de lei que determina o agendamento por telefone por munícipes desses dois segmentos sociais. O texto dele poderá ser votado em primeira discussão, na segunda-feira, dia 24, a partir das 18h.

Segundo ele, no caso de idosos o limite mínimo de idade será 60 anos a serem comprovados no momento da data da perícia médica. Já as pessoas com deficiência deverão apresentar o laudo médico atestando a sua eventual incapacidade por ocasião do atendimento. Ainda, de acordo com a matéria, esse tipo de marcação de consulta será possível ser feito por telefones nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde o paciente já estiver cadastrado ou nos centros de especialidades.

Para agendar a perícia por telefone, o interessado deverá apresentar na ocasião do atendimento o seu documento de identidade ou o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o referido prevê também que os postos de saúde locais deverão afixar em local visível a população material indicativo do conteúdo da presente lei. Para Eliel Fox, a medida vai humanizar o atendimento preferencial e evitar a presença de idosos e pessoas com deficiência em filas intermináveis.

Com isso, os munícipes nessa condição poderão ter mais tempo para desenvolver outras atividades no dia a dia. “Na verdade, esse atendimento diferenciado, ou seja, por telefone é de suma importância para reduzir a vulnerabilidade de idosos e de pessoas com deficiência proporcionando assim mais qualidade de vida e uma maior integração social. Enfim, permitirá uma situação mais digna a membros desses dois segmentos tão especiais, porém, em geral, desrespeitados no cotidiano”, comenta Eliel Fox.

1 COMENTÁRIO

  1. Discordo totalmente, pois o problema das filas não é por conta de agendamento, mas pelo fato de que o o médico especilista em certa área tem um dia específico para realizar o atendimento, caso o vereador Eliel fox queira mudar isso, o mesmo deve aumentar os dias de atendimente da especialidade que os pacinetes necessitam, e também não deve visar apenas idosos e deficientes mais sim todos. Entendo que os idosos e deficientes precisam sim de uma atenção diferenciada, mas não há apenas eles que passam por problemas e precisam de atendimento especial e enfrentam filas. Só para ressaltar algumas UBS fazem alguns agendamentos por telefone e não mudou muito a questão de filas, então creio que essa proposta deve ser reavaliada não apenas por esse motivo mas por que temos mais problemas que precisam ser corrigidos nas UBS’s.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui