A equipe da Secretaria de Assistência Social de Ferraz de Vasconcelos participou em 18 de setembro, do “2º Encontro de Vigilância Socioassistencial do Alto Tietê”, realizado no Teatro “Armando de Ré”, em Suzano”. O evento teve como tema “O Lugar da Vigilância Socioassistencial: Construção de Práticas de Garantia de Direitos no Alto Tietê” e reuniu vários representantes da área.

Depois dos debates, Ferraz assinou um protocolo de intenção e compromisso de implantação e manutenção de Vigilância Socioassistencial, que é uma área vinculada ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), responsável por produzir, sistematizar, analisar e disseminar informações territorializadas, propondo ações de adequação da oferta e qualidade dos serviços de assistência social.

Hoje, a Secretaria de Assistência Social de Ferraz possuí práticas de Vigilância Socioassistenciais, porém sem uma equipe instituída em um setor exclusivo para a execução deste serviços.

De acordo com o titular da pasta, Rodrigo de Freitas Siqueira, o próximo passo é que a Vigilância Socioassistencial da cidade seja capacitada para a ampliação destes serviços. “A equipe deverá ser capaz de ampliar a proteção e defesa de direitos, a medida que haverá também a qualificação da intervenção das equipes de Proteção Social Básica e Especial, de forma que suas ações produzam resultados mais condizentes com as expectativas e necessidades da população em geral, e principalmente, dos segmentos sociais mais vulneráveis”, afirmou Siqueira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui