A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos realizou nesta sexta-feira, 21 de setembro, uma avaliação física em aproximadamente 80 crianças do projeto “Atleta do Futuro”, da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte, Turismo e Qualidade de Vida, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). O objetivo foi atestar que os estudantes estão aptos para a prática de atividades físicas.

Ao todo, 700 crianças passarão por esta avaliação. Neste mês serão 400 e em outubro mais 300. A análise consiste na realização de uma triagem, que engloba o exame de pressão, pesagem e medidas do atleta. A partir daí, ele é encaminhado para a avaliação médica.

“Se algum problema é identificado na consulta, este aluno já é encaminhado para a rede municipal de saúde, para que qualquer deficiência que possa implicar na atividade física seja sanada. É o atleta assistido de perto pela Saúde e Esporte ferrazense”, disse o titular da Saúde, Aloisio Lopes Priuli, sobre os próximos passos em um quadro atípico.

De acordo com o secretário de Esporte de Ferraz, Francisco Pereira de Brito, a avaliação é um dos requisitos para que a parceria com o Sesi possa ser renovada. “Nós tínhamos um convênio de um ano assinado com eles, e agora chegou a hora de renovarmos essa aliança. Para isso, a Secretaria deve apresentar a atualização da avaliação de cada aluno participante do programa. Essa iniciativa também é didática, afinal ensinamos o quanto é importante ir ao médico regularmente”, afirmou Brito.

Ainda segundo o secretário, a avaliação médica é indispensável para a prática esportiva para que não haja nenhum impedimento ou intercorrência no decorrer da atividade física.

“Quero agradecer tanto a equipe da Secretaria de Saúde, como o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, pelo apoio nesta iniciativa, que já tem mudado a história de muitos jovens da nossa cidade”, finalizou Francisco de Brito.

“Atleta do Futuro”

Assinado no ano passado, o projeto “Atleta do Futuro” trouxe para Ferraz a metodologia Sesi, por meio de várias modalidades esportivas. Hoje são atendidos 700 alunos de 6 a 18 anos, mas a Prefeitura abrirá em breve inscrições para que um número maior de munícipes seja beneficiado. Vale destacar que além do esporte, o aluno também é contemplado com uma carteirinha, que serve para toda a família, permitindo que ele utilize de toda estrutura Sesi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui