Por reconhecer a importância do projeto Horta Pedagógica desenvolvida em parceria com a Secretaria da Educação de Ferraz de Vasconcelos, o vereador Eliel de Souza (PR), o Eliel Fox resolveu homenagear com uma moção de aplauso o idealizador da iniciativa na cidade, Marcos Marcelino, o Marquinhos. O tributo foi aprovado em única discussão na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 24.

Para Eliel Fox, trata-se de uma homenagem oportuna tendo em vista o espírito empreendedor de Marquinhos, sobretudo, em prol da natureza, já que o projeto Horta Pedagógica, hoje, presente em 30 escolas municipais surgiu, em 2007, pelo Movimento Juntos pelo Meio Ambiente. “De fato, o nosso amigo Marquinhos é um lutador e, portanto, merece o reconhecimento de todos”, diz Eliel Fox.

O vereador ressalta que além de contribuir para despertar o interesse de milhares de estudantes para lutar em defesa do meio ambiente, o trabalho do homenageado também ensina o hábito da prática de uma alimentação saudável no cotidiano. Aliás, os próprios alunos consumem na merenda os legumes produzidos na Horta Pedagógica. Além disso, o diferencial é que tudo está sendo feito de forma voluntária.

Político articulado dentro e fora do município. Na cidade, Marquinhos já exerceu os cargos de secretário-adjunto do Meio Ambiente e de Assistência Social na gestão do então prefeito, Acir Filló. Ele presidiu por muito tempo o diretório local do Partido Social Cristão (PSC). A concessão da moção de aplauso foi elogiada pelos vereadores Claudio Roberto Squizato (PSB) e Alexandre Barboza dos Santos (PDT), o Professor Xandão.