Evento, aberto ao público, será realizado em 8, 9 e 10 de novembro (quinta, sexta-feira e sábado) e terá palestras e feira com produtos
 
Suzano terá nos próximos dias 8, 9 e 10 de novembro (quinta, sexta-feira e sábado) uma nova edição da Semana da Agricultura Orgânica e Familiar. O evento é uma parceria da administração municipal, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, de Meio Ambiente e de Cultura, com o Centro de Assistência Técnica Integrada (Cati), da Secretaria de Estado de Abastecimento, e a Faculdade Piaget.
 
Serão realizadas diversas palestras para produtores rurais instalados na cidade, beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), entidades atendidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a comunidade suzanense como um todo. Os eventos são abertos ao público.
 
O principal objetivo da Semana da Agricultura Orgânica e Familiar é promover a integração entre todos os setores da sociedade a respeito do tema e estimular a troca de conhecimentos e sua aplicação na prática, sempre observando a realidade local. Segundo a Diretoria de Agricultura de Suzano, estão cadastrados 110 agricultores familiares, de um total de 240 produtores rurais no município, representando quase a metade da produção agrícola local.
 
A agenda de atividades tem início às 13h30 de quinta-feira (08/11), com a solenidade de abertura no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro), seguida da palestra “Alimento é Saúde”. Às 14 horas, o auditório da Faculdade Piaget (avenida Mogi das Cruzes, 1.001 – Jardim Imperador) receberá um seminário sobre aproveitamento integral de alimentos.
 
A semana será encerrada no sábado (10/11), a partir das 9 horas, com a realização de uma feira de agricultores familiares e orgânicos na Praça dos Expedicionários, na região central de Suzano. Já às 13h30, começa o último ciclo de palestras, desta vez voltadas à sustentabilidade ambiental e outros temas.
 
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, o principal empenho da equipe é na qualificação dos produtores familiares para o fornecimento à merenda escolar. “Hoje, o município cumpre a cota de 30% no fornecimento, mas ainda há muito espaço para os agricultores locais. Trabalhamos em conjunto com o Sebrae para proporcionarmos a qualificação e a organização destes produtores familiares, estimulando-os individualmente e para a criação de cooperativas”, afirmou.

QUADRO

Programação da Semana da Agricultura Orgânica e Familiar de Suzano

08/11 – Quinta-feira
• Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi
13h30 – Abertura do evento
14h30 – Palestra “Alimento É Saúde”, com Isabelle Nogueira Leroux e Juliana Nogueira

• Faculdade Piaget
14h – Palestra “Aproveitamento Integral de Alimentos”
 
09/11 – Sexta-feira
• Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi
8h30 – Palestra “Agroecologia para Sustentabilidade”, com Ondalva Serrano
10h45 – Palestra “Políticas Públicas para Transição Agroecológica”, com Araci Kamiyama
13h30 – Palestra “Cooperativismo e Associativismo”, com David Rodrigues
14h30 – Palestra “Adubação Bokashi e Compostagem”
16h30 – Palestra “Crédito para Pequenos Agricultores”
 
10/11 – Sábado
• Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi
13h30 – Palestra “Saneamento Ambiental Rural”, com Solange Wuo Franco
14h30 – Palestra “Alternativas Sustentáveis na Agricultura”, com Marina Savaresi Bomfim e Victor Dimitrov
15h30 – Palestra “Regularidade Ambiental da Propriedade Rural”, com Solange Wuo Franco
 
• Praça dos Expedicionários
Das 9 às 16 horas – Feira da Agricultura Orgânica e Familiar
Fonte: Prefeitura de Suzano