A carreta do projeto Museu Catavento: A Ciência Mais Perto de Você estará na Praça da Juventude do Mirante de 12 a 14 de novembro. Haverá sessões diárias voltadas ao público geral, às 16 horas, e aos alunos da Escola Municipal Zilda Arns Neumann e E.E. Professor Mariano Barbosa de Souza, nos demais horários. O agendamento gratuito é pelo telefone 4652 1623.
Parceria da Secretaria Estadual da Cultura e do Museu Catavento com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a carreta transformará a Praça da Juventude em um verdadeiro espaço de ciência acessível.
A proposta interativa deixará os visitantes literalmente de cabelo em pé com o Gerador Van De Graaff, desenvolvido para gerar tensões elétricas muito altas.
Bancada dos Venenosos, com animais que podem ter o veneno utilizado para produção de remédios; Pista de Embriaguez, que simula o efeito visual causado pelo efeito do álcool; Bicicleta Geradora, que transforma o movimento dos pedais em energia elétrica; Gire como Patinadores, equipamento que aumenta ou diminui a velocidade do giro de acordo com a proximidade das pessoas; Terrário, com plantas, terra, água e ar; Exposição Paisagens Cósmicas, que leva o visitante a explorar o universo por meio de imagens em uma viagem da Terra ao Big Bang; Água e óleo, que explica o fenômeno por trás das diferenças de polaridade e densidade dos líquidos; e Globo do Relevo, em que podem ser observados os relevos formados no planeta pelo movimento das placas tectônicas, são as demais atrações.
“O Museu Catavento aproxima as pessoas da ciência. Certamente a estadia da carreta na cidade vai atrair arujaenses de todas as idades em um momento diferenciado de lazer”, afirma o diretor-geral da Prefeitura e responsável pela Secretaria de Cultura e Turismo, Joncy José da Silva.
Serviço
A Praça da Juventude fica na Estrada do Kondo, 57, no Mirante. O local é a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Fonte: Prefeitura de Arujá