A Secretaria de Segurança Cidadã de Suzano adquiriu 160 novos coletes balísticos para os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). A renovação dos itens ocorreu entre o fim de outubro e o começo de novembro. O equipamento, que é produzido em aramida, é de nível II e tem durabilidade de até seis anos.   
 
Antes mesmo de serem entregues aos agentes para a utilização, no dia 27 de outubro, o material de segurança foi apresentado ao prefeito Rodrigo Ashiuchi pelo assessor estratégico da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santos, e pelo comandante da GCM, Sérgio de Assis Andrade.
 
De acordo com Santos, o processo de compra teve início em março, por meio de licitação. O valor total do investimento foi de R$ 90.838,00. A empresa oferece validade de até seis anos. A renovação tem por finalidade manter ou melhorar as condições de proteção e segurança dos agentes da GCM.
 
“É importante ressaltar que cada colete balístico recebeu o controle e aprovação do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. Além disso, tivemos a cautela de proporcionar também duas capas sobressalentes para cada colete, no intuito de protegê-los de um desgaste natural que vem com o tempo de uso, pelos agentes estarem sempre nas ruas”, afirmou o assessor estratégico.
 
Desde então, todos os agentes da GCM já estão utilizando os coletes balísticos. “Esse é um investimento fundamental ao nosso município. Além de darmos prioridade à segurança da população, é necessário garantir essa proteção aos nossos agentes municipais para que eles possam trabalhar com tranquilidade, bem como manter um ótimo desempenho”, destacou o prefeito.
Fonte: Prefeitura de Suzano