O Centro Unificado de Serviços (Centrus) da Prefeitura de Suzano, em virtude de mais uma edição do Programa de Recuperação e Estímulo ao Pagamento de Débitos Fiscais (Refis), realiza atualmente uma média de 600 atendimentos por dia. Deste total, mais da metade é de suzanenses buscando o parcelamento de suas dívidas com a municipalidade.

 

O local, onde funcionam as sedes administrativas de diversas secretarias, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC), foi concebido com o objetivo de facilitar a logística e a recepção das pessoas que procuram serviços e órgãos municipais.

 

Os interessados que chegam até lá são orientados na entrada pela equipe de informações, onde é gerada uma senha para atendimento nos guichês. Além da emissão de boletos e documentos, os 14 profissionais do PAC estão encaminham os munícipes para os setores adequados.

 

O tempo médio de atendimento, segundo a direção do Centrus, é de 30 a 40 minutos, dependendo do caso apresentado. Segundo o coordenador Emerson Taboada de Faria, esse trabalho tem sido bastante elogiado pela população. “Nosso empenho em proporcionar um bom atendimento tem se revelado nosso melhor trunfo, uma vez que a resposta do público tem sido muito mais positiva do que em anos anteriores”, explicou.

 

O Refis é destinado a renegociar dívidas de pessoas físicas e jurídicas junto à administração municipal, com a possibilidade de desconto de 100% em juros e multas para o pagamento à vista e parcelamento em até 24 prestações. O programa chegará ao fim em 21 de dezembro.

 

Atendimento

O prédio onde funciona o Centrus conta com quatro pavimentos. No térreo, além dos serviços do PAC e do PAT, funcionam programas voltados ao Banco do Povo, Seguro Desemprego, Jovem Cidadão e Microempreendedor Individual (MEI).

 

No primeiro andar estão disponíveis os setores de Fiscalização de Obras, Planejamento Territorial, Projetos Públicos, Aprovação de Projetos e serviços do setor de Habitação, como auxílio-moradia, programa “Minha Casa, Minha Vida” e controle de ocupações irregulares.

 

No segundo andar, há atendimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego para feirantes e pessoas do ligados ao turismo e da Secretaria de Meio Ambiente, que trata sobre autorização para corte de árvores, movimentação de terra, orientações acerca de resíduos, entre outros.

 

Já no terceiro e último andar, a Secretaria de Saúde realiza acolhimento e encaminhamento para demandas específicas, regulação e serviços da Vigilância em Saúde, incluindo as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e o setor de Controle de Zoonoses.

 

O Centrus funciona na avenida Paulo Portela, 210, no centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

 

Fonte: Prefeitura de Suzano