Para ter um parâmetro e, ao mesmo tempo, evitar uma eventual disparada nos preços do material escolar justamente nesse início de ano quando pais ou responsáveis vão a estabelecimentos comerciais afins para comprar a lista de produtos sugerida por escolas, o Procon de Ferraz de Vasconcelos resolveu fazer uma pesquisa de preço, na terça-feira, dia 08. Acompanhada do vereador, Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue, a própria diretora do órgão, a advogada Juliane Gallo foi quem fez o levantamento em três lojas na cidade.

De acordo com Renatinho, após uma breve consulta nos valores do material escolar nos três principais estabelecimentos comerciais, ou seja, a Miamor, a X-Tudo e a Lojika que vendem itens básicos exigidos por unidades de ensino locais no começo de ano, constatou-se uma quantia média de R$65,66, por uma lista de 16 produtos essenciais. Neste caso, segundo Juliane, a princípio, o estudo não verificou nenhum tipo de exagero nos preços do material escolar. Mesmo assim, a diretora orienta a pais ou responsáveis que a melhor saída para economizar na compra é pesquisar e comparar os custos.

A diretora adiantou ainda que o levantamento efetuado, não significa a realização de um processo de fiscalização contra as lojas que comercializam o material escolar. “Foi, na realidade, apenas uma pesquisa para termos uma noção dos preços praticados”, comenta Juliane Gallo. Em contrapartida, ela acrescenta que nada impede o consumidor de acionar o Procon de Ferraz de Vasconcelos caso encontre alguma variação, ou seja, haja diferença do mesmo produto. Para ela, é muito importante que pais ou responsáveis observem se a escola especificou a marca do item.

No fundo, trata-se de uma recomendação proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), porém, cabe ao próprio interessado adquirir o material escolar de sua preferência. O detalhe, de acordo com a diretora do Procon local, é que a unidade de ensino pode sugerir somente a lista de material de uso coletivo em sala de aula como, por exemplo, folhas de sulfite. O Procon de Ferraz de Vasconcelos funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h, no Centro de Integração da Cidadania (CIC), na Rua Américo Trufelli, 60, no Parque São Francisco. Informações: (11) 4679-4782.

Fonte: CÂMARA MUNICIPAL DE FERRAZ DE VASCONCELOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui