Construída há dez anos pela própria Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, a rede coletora de esgoto na Vila Cristina, na região da Vila São Paulo, nunca tinha passado por nenhum serviço de manutenção, apesar das constantes reclamações de moradores. Aliás, o desentupimento da rede de esgoto no bairro atormenta a vida de habitantes há, no mínimo, seis anos.

Por isso, depois de muita cobrança de vereadores, entre eles, de Ananias Coelho Neto (PSL), o Neto Cambiri, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos iniciou os trabalhos de desobstrução do sistema, isto é, de Poços de Visita (PVs), na segunda-feira, dia 21. A obra que inclui ainda a limpeza de bueiros poderá ser concluída nos próximos 15 dias, de acordo com o próprio parlamentar.

Segundo ele, depois de finalizar o problema do esgoto estourado, o governo municipal promete desencadear no bairro uma operação tapa-buraco, já que algumas vias públicas encontram-se praticamente intransitáveis no momento. Neste caso, Neto Cambiri que todos os dias vai a Vila Cristina para vistoriar as obras afirmou que não dará sossego ao Poder Executivo enquanto a buraqueira não for fechada.

No total, serão beneficiadas com a manutenção da rede coletora de esgoto nove ruas, entre elas, a Vitória, Serra da Bocaina, Bonsucesso e Santa Edwirges. Neto Cambiri acrescentou ainda que antes mesmo de a municipalidade começar os serviços de conservação do sistema de saneamento básico no bairro, os próprios moradores faziam vaquinha para comprar cimento e, com isso, construir paliativos.

“Trata-se de um bairro tradicional na cidade e reconhecidamente muito carente. Portanto, o poder público precisa olhar com mais carinho para aquela gente trabalhadora e ordeira que reside na Vila Cristina”, cobra Neto Cambiri. Ele adianta também que de um modo geral, os reparos na rede de esgoto devem aliviar bastante a rotina de moradores, porém, a solução definitiva do problema acontecerá mesmo quando a Sabesp edificar uma estação elevatória que visa beneficiar ainda o Jardim das Flores.

Fonte: Pedro Ferreira