Em alusão aos dias mundiais contra o câncer de mama e da mamografia (4 e 5 de fevereiro, respectivamente), a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos realizará durante todo o mês, palestras de prevenção contra o câncer em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município e na Prefeitura. Para iniciar os trabalhos, ocorreu no dia 5 de fevereiro, a primeira ministração na UBS da Vila Margarida, que reuniu 52 pessoas.

A médica generalista da unidade, Sandra Neves, falou sobre “Prevenção do Câncer de Mama e Diagnóstico” aos pacientes que aguardavam por consulta. A próxima palestra foi realizada na UBS da Vila Jamil, hoje (6 de fevereiro), a partir das 9 horas. Também no dia 27, haverá uma roda de conversa com o tema “A Importância da Mamografia e a Prevenção do Câncer de Mama”, no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis. As orientações são destinadas não apenas aos usuários, mas também aos servidores de cada posto.

De acordo com a coordenadora da Estratégia da Saúde da Família (ESF) em Ferraz, Joelma Barcelos, o principal objetivo das palestras é despertar o autocuidado. “Muitas vezes o paciente vem até o posto duas, três vezes por semana e não escuta falar sobre câncer, por exemplo. Quando ele chega no meio de uma palestra, já ocorre um interesse: como será que ele se enquadra? Essa conversa é transmitida para os vizinhos e assim nós conseguimos despertar a prevenção de forma mais eficaz”, disse Joelma.

Segundo o secretário da pasta, Aloísio Lopes Priuli, o diagnóstico precoce evita maiores intervenções. “Quando o problema é detectado e resolvido antes de ser preciso intervir em média proporção ou alta complexidade, as chances de cura são muitos maiores. Além disso, rodas de conversa como esta garantem uma adesão maior dos tratamentos oferecidos, além de proporcionar a aproximação da equipe médica com o paciente e sua família, resultando em qualidade de vida. Interferimos diretamente em fatores de risco, estando sempre um passo a frente, assim como quer nosso prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta”, destacou Priuli.

Fonte: DeCom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui