A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos realizou na manhã de hoje, 7 de fevereiro, a primeira reunião de coordenadores pedagógicos do ano letivo de 2019. O encontro, que ocorreu no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis, teve como objetivo apresentar as diretrizes do departamento pedagógico da pasta e reuniu pelo menos 60 coordenadores de escolas municipais.

Em um primeiro momento, os presentes participaram de uma dinâmica, a qual definiu o perfil dos coordenadores da rede, revelando maiores e menores habilidades. Outras dinâmicas neste sentido deverão ser realizadas durante todo o ano para acompanhar o desenvolvimento destes profissionais.

Em seguida, ocorreu a palestra da supervisora da Educação municipal, Alessandra Coelho Loureiro, que falou um pouco sobre as regras e combinados acerca do compromisso com a aprendizagem do aluno, bem como a reflexão sobre as atribuições do coordenadores pedagógicos na unidade escolar. “Começar o ano com os pingos nos ‘is’, ajuda no processo ao longo de cada semestre e ano, com transparência nas tomadas de decisões, clareza nas funções estabelecidas, coletivo e individualmente”, afirmou Alessandra.

Além disso, os 60 servidores puderam conhecer mais sobre as diretorias existentes dentro do departamento pedagógico, como por exemplo Educação Infantil, Fundamental, Fundamental I, Programas e Projetos, Educação Especial, Projeto de Leitura e Educação para Jovens e Adultos (EJA). “Cada responsável pôde falar um pouco sobre o trabalho que será desenvolvido neste ano em cada uma das diretorias do departamento”, destacou a coordenadora pedagógica de Educação Especial de Ferraz, Francinete Valverde Bass.

Vale ressaltar que também, na oportunidade, foram discutidas questões relacionadas ao calendário escolar e sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que deverá acontecer até o final de 2019 em Ferraz.

De acordo com a titular da Educação ferrazense, Valéria Eloy da Silva Kovac, ter essa aproximação com os coordenadores é fundamental. “Ter este contato mais próximo é importante porque o departamento pedagógico por exemplo, lida diretamente com os coordenadores. Estes profissionais são nossos olhos e braços dentro de cada instituição, que fazem do aluno um sujeito integral. Eu e o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, sabemos que o trabalho não é fácil, mas acreditamos que cada servidor presente aqui dará o melhor de si para continuar atendendo os alunos e famílias com excelência”, explicou Valéria.

Fonte:DeCom Ferraz