A intenção era fazer um projeto de lei, mas como o assunto foge de sua competência, ou seja, esse tipo de texto só pode ser elaborado pelo Poder Executivo, o vereador Eliel de Souza (PR), o Eliel Fox pretende apresentar então uma indicação. No caso, ele quer a criação de um mutirão da saúde com o objetivo de aumentar o acesso da população aos procedimentos clínicos oferecidos pela rede básica na cidade.

Segundo ele, o mutirão da saúde poderá ser realizado em dias úteis, aos sábados, domingos, feriados e pontos facultativos podendo inclusive acontecer no período da noite. Enfim, a critério da Secretaria Municipal da Saúde. Com isso, os serviços preventivos podem ser feitos por profissionais efetivos da municipalidade ou por inscritos em seus respectivos conselhos que queiram participar do programa.

Para tanto, os profissionais de fora do quadro fixo de servidores da Prefeitura Municipal para fazer parte do mutirão da saúde seria preciso promover um cadastro prévio na pasta da Saúde demonstrando assim o seu interesse no projeto. Já os funcionários concursados da área que optarem por participar do programa poderá compensar o dia trabalhado com uma folga.

Além disso, as escalas de trabalho, bem como, os dias e os bairros a serem atendidos pelo mutirão da saúde seriam comunicados aos participantes com antecedência. Por sua vez, a presença extraordinária de pessoas não vinculadas à rede básica de saúde se daria de forma voluntária e gratuita atendendo desta maneira o caráter social do mutirão da saúde.

Fonte: Câmara Municipal de Ferraz