A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos já está realizando as ações do “Março Lilás”, mês alusivo ao Dia Internacional da Mulher, que foca a saúde da mulher em várias vertentes. Durante todo o mês, a pasta intensificará vários serviços da rede municipal, visando a prevenção, bem como o autocuidado de mulheres que trabalham durante a semana e não têm tempo para comparecer a um posto de saúde no horário de atendimento padrão.

O Dia D será o dia 23, onde cinco UBSs estarão abertas: UBS Jardim Ione, São Lázaro, CSII, Vila Margarida e Bela Vista. Na oportunidade ocorrerá a coleta livre de papanicolau, testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, e ainda orientações com uma fisioterapeuta sobre incontinência urinária.

Já no dia 30, todas as ferrazenses (que realizaram a ultrassonografia no dia 9) serão atendidas por um médico ginecologista da rede, que direcionará os tratamentos necessários.

Vale destacar que a Prefeitura de Ferraz também realizará a colocação de DIU em mulheres que já estão agendadas para este atendimento. No dia, também haverá um médico plantonista acompanhando os procedimentos.

A pasta também está percorrendo empresas da cidade para convidar mulheres trabalhadoras a estarem comparecendo às unidades nos sábados em que elas estiverem abertas, já que muitas não possuem tempo durante a semana. Ao decorrer de todo o mês, o autocuidado será trabalhado com as mulheres.

Carreta da mamografia

 Também vale lembrar que até o dia 16, Ferraz conta com a carreta da mamografia, que está realizando uma média de 50 exames por dia, atendendo não só ferrazenses, mas também moradoras de outras cidades da região. O equipamento está instalado na Rua Albino Francisco de Figueiredo, na altura do número 1.591, na cidade Kemel, no estacionamento de uma loja de uma rede de supermercados. Para mais informações, a Secretaria de Saúde de Ferraz atende pelo 4678-3871.

Fonte: Decom Ferraz