O Secretário de Governo de Ferraz de Vasconcelos, o Sr. Lucas Pimenta Bertagnolli, aceitou responder alguns questionamentos da TV Cenário sobre o seu trabalho frente a Pasta do Governo. Acompanhe a entrevista:

TV CENÁRIO: Como o senhor explica as críticas dos vereadores da cidade, sobre a falta de resposta as demandas apresentadas a sua Pasta?

Lucas Bertagnolli: Inicialmente, esclareço que não há demandas laboradas à Secretaria de Governo sem a respectiva resposta. Por óbvio, a Pasta compreende vários setores específicos e diversos, com as mais variadas demandas. Nem sempre é possível atender e/ou respondê-las de imediato, mas todos os esforços possíveis são empreendidos. Não efetuamos qualquer distinção, e todos aqueles que nos procuram são atendidos. Recebo diariamente Vereadores e Secretários em meu gabinete para tratar dos mais diversos assuntos e dar encaminhamentos possíveis, sempre pautado na legalidade. É certo que há críticas mais firmes a todo o corpo executivo, e obviamente nosso sistema político foi desenhado desta maneira e os mesmos cumprem seu papel, ainda assim, não deixamos de atendê-los e solucionar as demandas dentro da relação possibilidade/necessidade.

TV CENÁRIO: Tendo a Secretaria de Governo a função de assessorar e prestar assistência ao prefeito em suas responsabilidades e atribuições, como está o cumprimento do Plano de Governo em Ferraz de Vasconcelos?

Lucas Bertagnolli: O Plano de Governo é elaborado para os quatro anos, e tendo passado por dois anos e meio de muito trabalho e recuperação financeira de Ferraz de Vasconcelos, o Governo tem atuado para que seu respectivo plano seja integralmente cumprido ao término do mandato. Contudo, existem alguns pontos que devem ser destacados:

 Gestão administrativa racional, nos parâmetros legais e discricionários dos atos do Executivo, priorizando as necessidades locais – Um dos itens do plano de Governo mais evidentes na gestão do Prefeito Zé Biruta. Por vezes, o governo precisou segurar as críticas e as pressões para priorizar a saúde financeira do Município.

 No plano de governo consta a negociação para adimplemento de credores, o que ocorre desde o primeiro ano de mandato, e hoje o município pode receber recursos das esferas Estadual e Federal, após a regularização da Municipalidade.

 Algumas das propostas exigem aumento na quantidade de servidores. Contudo, os limites estabelecidos pela lei de responsabilidade fiscal, evidencia a necessidade da busca de alternativas para o funcionamento dos diversos setores com quadros completos, como por exemplo, os estudos para possível implantação de OS em algumas Unidades de Saúde.

 Escolas e creches que tem passado por reformas, bem como novos chamamentos públicos estão sendo realizados para creches conveniadas aumentando assim o conforto e a oferta de vagas na rede municipal.

Estas e outras ações são exemplos de itens constantes no plano de governo e que vêm sendo executados por suas respectivas secretarias, com apoio da Secretaria de Governo. Temos atuado no assessoramento direto do Prefeito em suas tomadas de decisões, intermediando diálogos entre ele e a Câmara Municipal, bem como as ações conjuntas com as Secretarias Municipais, entre outras funções estabelecidas na legislação vigente.

TV CENÁRIO: A sua Pasta tem um papel importante em deixar o Poder Executivo a par dos projetos em tramitação na Câmara Municipal. Quais atitudes tomadas, por vossa parte, para que essa relação dos Poderes Executivo e Legislativo possa ser harmônica?

Lucas Bertagnolli: Minha relação com o Poder Legislativo, e consequentemente com os Vereadores, por certo, é a mais transparente e harmônica. Mantemos diálogos constantes, não só com os Vereadores, mas também com os servidores da Câmara Municipal, e o equilíbrio nas relações é consequência. A Secretaria de Governo realiza os diálogos entre Câmara e Prefeito sempre que necessário e solicitado. Em muitos casos, também se tem o contato com os demais secretários intermediando sempre que preciso. Obviamente, nem todas as solicitações e demandas são possíveis de serem atendidas no tempo esperado, e as críticas, as quais respeito, são consequência, mas temos feito de tudo que está ao nosso alcance para garantir uma relação harmoniosa.

TV CENÁRIO: Em se tratando de metas do Governo Zé Biruta, para este um ano e meio de mandato, quais o senhor poderia destacar e elencar? 

Lucas Bertagnolli: Neste momento em que a cidade já vislumbra o seu restabelecimento financeiro, as principais ações a serem desempenhadas são no sentindo de garantir as condições necessárias para prestação de serviços públicos dignos. Com o contrato firmado para gestão de iluminação Pública, devemos ter este outro grande problema solucionado em definitivo em algumas semanas, e com novas licitações e contratos, outros problemas como saúde, segurança, educação, zeladoria e recapeamento devem ocorrer neste período. Cabe ressaltar também que, projetos na área do esporte já possuem verba empenhada, veículos para diferentes finalidades, inclusive ambulâncias, devem chegar em pouco tempo, entre outras soluções que estão sendo discutidas e devem ser apresentadas em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui