Por: Junior dos Anjos

Anualmente, no calendário de datas comemorativas brasileiras, o dia 05 de setembro sempre fez alusão em comemorar o Dia da Amazônia. Talvez esta data tenha passado por muitos como despercebida. A indiferença humana grita aos ouvidos da natureza. Infelizmente, quando o grito ecoa por parte do Meio Ambiente, as consequências podem ser irreparáveis.

       Nas últimas semanas, o mundo assistiu perplexo um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade, arder em chamas. Sem dúvidas, a Amazônia é a maior reserva natural do planeta. Com sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas, o bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta e a conservação dos recursos hídricos.

       Por conta dos diversos focos de queimadas transmitidos quase como um “reality Show”, pelos mais diversos veículos de Comunicação, a temática Amazônia reacendeu o anseio de preservação de muitas pessoas, anônimas e famosas, que abraçaram a causa de proteger e conhecer mais sobre este fascinante Bioma.

O Dia da Amazônia é comemorado em 05 de setembro e busca voltar a atenção da população para uma das maiores reservas naturais do planeta. Essa data foi escolhida por coincidir com a data de criação da província do Amazonas, em 1850, por D. Pedro II.

       Sendo habitat de inúmeras espécies de animais, vegetais e arbóreas, fonte inigualável de plantas medicinais e a legítima casa dos Povos Indígenas, a Amazônia tem que enfrentar o maior predador e consequentemente, real ameaça para a sua existência futura: a ambição humana.

       Cabe a cada morador do Planeta Terra desenvolver uma consciência coletiva de preservação do ambiente que lhe cerca, assim boas ações e novas Políticas Públicas de Meio Ambiente poderão florir no coração, na mente e nas ações dos outros. Desta forma, o seu quintal, bairro, cidade, estado e país, poderá ser transformado pela “corrente verde” da esperança e da preservação; então, de repente, todos poderão enxergar a Amazônia como de fato ele deve ser vista, uma extensão verde e viva da sua casa, SUA CASA!