Área pública na avenida Katsutoshi Naito terá cultivo de alface, limão, banana e pitanga; é a 2ª unidade implantada em Suzano nos mesmos moldes

Uma parceria entre a administração municipal e moradores resultou na implantação de mais uma Horta Comunitária em Suzano, desta vez no bairro Cidade Boa Vista. Na manhã de terça-feira (17/09), o prefeito Rodrigo Ashiuchi acompanhou a inauguração do local, que fica às margens da avenida Katsutoshi Naito. A previsão é de que nos próximos meses comecem a ser colhidos os primeiros produtos cultivados, como alface, limão, pitanga e banana, que serão doados a famílias que mais precisam.

A ideia foi concretizada em uma área pública pelos moradores, liderados por Paulo Roberto Pedroso, e pelo Departamento de Agricultura, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Além das plantações, o local é cercado e houve o reaproveitamento de troncos de árvores, que se tornaram hortas suspensas e bancos, e também de restos de podas e de roçagens, que foram triturados e reutilizados em compostagem. É a segunda unidade criada nesses moldes na atual gestão. A primeira foi inaugurada no mês passado, no Parque Maria Helena.

“Além de revitalizar e dar um novo destino a uma área pública, ali também é sustentável. Parabéns aos envolvidos nesse trabalho, que a comunidade abraçou com tanto zelo e que agora terá continuidade com a manutenção. Sem dúvida, servirá de inspiração para muitos outros lugares da cidade”, destacou o prefeito, que esteve no local acompanhado dos secretários municipais de Meio Ambiente, Edson Gianuzzi, e de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Júnior.

Esporte

Ainda na manhã de terça-feira (17/09), também no Boa Vista, o chefe do Executivo aproveitou para conhecer a nova sede da Liga Municipal de Futebol de Areia de Suzano e as aulas gratuitas realizadas na Praça 21 de Abril, por meio de convênio com a prefeitura desde 2018. Na oportunidade, ele foi recebido por Jair dos Santos, fundador e um dos diretores da entidade.

Ao todo, a parceria garante vagas na escolinha de futebol de areia para 250 crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, não só do Boa Vista como também de vários outros bairros da região norte, de segunda a quinta-feira. Além disso, a Liga promove aulas de zumba para cerca de 120 pessoas e está planejando a ampliação da oferta de atividades.

Fonte e Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano