A programação da Semana da Primavera, uma realização da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, da Prefeitura de Mogi das Cruzes, terá início neste sábado (21/09) com o World Cleanup Day, uma Caminhada Ecológica com Mutirão de Limpeza e plantio de mudas no Parque Municipal. A ação é aberta ao público e terá a participação dos voluntários dos Grupos Desbravadores e Limpa Brasil. A concentração ocorrerá na Avenida Cívica, a partir das 8 horas, com saída às 9 horas, em direção ao Parque Municipal, em uma caminhada de 4,5 quilômetros.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explica que durante a caminhada os participantes recolherão o lixo jogado pelas ruas em um caminhão da secretaria. O material será descartado posteriormente em um Ecoponto. Na chegada ao Parque Municipal, os grupos serão recebidos com um café da manhã de frutas e farão o plantio de 20 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, em comemoração ao Dia da Árvore, comemorado neste sábado.

“Os participantes poderão podem levar um quilo de alimento não perecível, ou um pacote de leite em pó. Essas doações serão recebidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes e encaminhadas para casas de atendimento aos idosos da cidade”, explica Lima, para complementar: “Será uma ação conjugada, pois mostraremos tanto a importância da preservação ambiental como a necessidade do descarte correto de resíduos sólidos”.

No domingo, dia 22, será a vez do Projeto Polinizadores, uma comemoração ao Dia da Abelha. O evento ocorrerá no Parque Centenário, das 9h às 15h, e é uma parceria com o curso de Biologia da UMC. Trata-se de um trabalho de conscientização dos serviços prestados pelas abelhas como agentes polinizadores. Serão instaladas cinco estações no Parque Centenário, com orientações de alunos e professores do curso de Biologia da UMC sobre todo o trabalho realizado pelas abelhas, bem como sua importância para o meio ambiente.

Já na segunda-feira, dia 23, quando começa a Primavera, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente realizará na Ilha Marabá, das 10h às 17h, uma doação de mudas. O evento faz parte do Programa Plantadores de Sombras, desenvolvido pela secretaria, com o objetivo de estimular nas pessoas o desejo de plantar mudas, sempre com orientações técnicas sobre a conservação. As pessoas que forem à Ilha Marabá receberão informações sobre as plantas doadas, a forma de plantio e como fazer a conservação da melhor maneira possível.

“As doações começarão no dia 23 e seguem durante toda semana, até o dia 27”, explica Daniel Teixeira de Lima, para completar: “Mogi das Cruzes possui uma excelente cobertura verde e desenvolvemos ações para aumentar essa realidade, como nosso Viveiro de Mudas e o Programa Plantadores de Sombras. Essa doação de mudas ao longo da semana vai estimular as pessoas a plantarem árvores, além de receberem informações importantes sobre a as espécies”, explica.

O secretário acrescenta que, com a chegada da Primavera, o Programa Plantadores de Sombras poderá retomar suas ações de rua de forma mais intensa, pois nesta época do ano as mudas crescem com mais rapidez e força. 

Fonte: Secretaria do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes