O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pretende visitar todos os 56.132 domicílios de Ferraz de Vasconcelos durante a realização do censo demográfico previsto para ocorrer de agosto a outubro de 2020. O assunto foi tratado por representantes do órgão federal e integrantes da comissão municipal na primeira reunião de planejamento e acompanhamento do censo, na quinta-feira, dia 19, no Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis.

            Além disso, para incentivar o engajamento maciço da população local, ou seja, convencer a comunidade sobre a importância do censo demográfico que serve, por exemplo, como base para definir o valor do repasse do Fundo de Participação do Município (FPM), a direção da agência do IBGE que abrange Ferraz, Poá e Suzano promoverá em parceria com as unidades de ensino o projeto IBGE Educa. A ideia visa formar agentes multiplicadores.

            Para fazer o serviço de coleta de dados populacionais na cidade, a autarquia planeja a contratação por meio de processo seletivo a ser feito no início do ano que vem 157 recenseadores, 17 Agentes Censitários Supervisor (ACSs), dois Agentes Censitários Municipais (ACMs) e um supervisor. De acordo com o coordenador de pesquisas demográficas da unidade Suzano, Bruno Alves de Souza, o órgão conta com o apoio logístico da Prefeitura ferrazense para criar dois polos, um em cada lado da cidade.

            Já o chefe regional da agência, Rafael Furlan disse que o censo populacional que é efetuado a cada dez anos no país faz um verdadeiro retrato da sociedade e, portanto, é fundamental que os pesquisadores devidamente identificados sejam recebidos por moradores para que os dados coletados tenham a maior veracidade possível. Por sua vez, como o Brasil possui mais de 71 milhões de domicílios distribuídos nas 5.570 cidades, o IBGE quer estar presente em cada casa e, com isso, detectar com precisão o número de habitantes.

                                                     Lideranças      

            O chefe também exaltou o papel da comissão municipal formada por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, da Associação Comercial e Industrial (Acifv), da Polícia Militar, associações de moradores e de entidades sociais para o sucesso do censo populacional. Para ele, os seus membros são pessoas que conhecem os aspectos geográficos locais e atuam como lideranças na sociedade ferrazense. No total, o grupo deverá reunir-se mais três vezes, sendo dois encontros durante o período de pesquisa e o outro após o trabalho de coleta.

Fonte: Pedro Ferreira