Por Pedro Ferreira 

Os agentes de Ferraz de Vasconcelos Emerson Oliveira (2ª classe), Ramon Rodolfo da Silva (2ª classe) e Bruno Gonçalves Costa (3ª classe) e os GCMs K9 Barone e  Horus  fizeram bonito no 11º Campeonato Nacional de Guardas Municipais, no último dia 3 deste mês, em Santana de Parnaíba (SP). A competição teve por objetivo aperfeiçoar as experiências de treinamentos e adestramentos dos K9 como são conhecidos os cães policiais.

Na ocasião, com apenas dez meses de idade, o GCM Horus conquistou o terceiro lugar no torneio nacional, na prova de abordagem tática e de agilidade. Já o companheiro de jornada GCM Barone concorreu na disputa de detecção de entorpecentes ficando na 9ª posição. Por essa verdadeira façanha, os representantes Ferrazenses foram homenageados com uma moção de aplauso, na sessão última ordinária, na segunda-feira, dia 18.

Mas, no caso do GCM Barone a sua proeza não se restringe apenas ao seu excelente desempenho no Campeonato Nacional de Guardas Municipais. Na verdade, no dia 05 do corrente, o cão policial agiu em apoio a Polícia Civil local durante abordagem a uma residência com a suspeita de tráfico de drogas, na cidade. Acompanhado dos agentes Oliveira e Costa, K9 Barone logrou êxito ao descobrir o esconderijo de entorpecentes possibilitando assim a prisão de traficantes.

Em razão disso, o GCM K9 Barone e os agentes, Oliveira e Costa também receberam uma moção de aplauso da Câmara Municipal. Os dois tributos são de autoria do vereador Claudio Roberto Squizato (PSB), porém, a maioria dos componentes do Poder Legislativo assinou ainda o documento. Para Squizato, os GCMs e os cães policiais trabalham 24h por dia para garantir a segurança pública do cidadão em geral. E, portanto, eles são merecedores do reconhecimento.