“Para o Vereador não há necessidade de merendeiras, auxiliares, inspetores de alunos e secretários estarem nas escolas com as aulas suspensas”

Hoje auxiliares de creche, inspetores, secretários e merendeiros se encontram nas unidades escolares mesmo sem a presença de alunos e professores no local. Indignado, o parlamentar Renato Ramos de Souza, o Renatinho Se ligue, solicitou ao executivo a dispensa desses profissionais durante a suspensão das aulas.

Para Renatinho, não existe lógica em manter esses profissionais na escola já que suas funções estão diretamente ligadas a presença de alunos e professores. Além disso, existem diversos profissionais em atividade que fazem parte do grupo de risco e necessitam do transporte público para chegar nas escolas, o que pode ampliar ainda mais as possibilidades de contágio entre si.

A princípio, a ideia é o trabalho eventual quando houver necessidade, já que existem casos de auxiliares de creche e professores que foram contaminados pelo COVID-19. “Solicitei hoje para que seja reavaliado o protocolo adotado pela Secretaria Municipal de Educação e que esses profissionais sejam convocados apenas quando houver real necessidade ou atividades especificas nas unidades escolares” informa o parlamentar.

Inconformado Renatinho complementa “manter merendeiras, auxiliares, inspetores de alunos e secretários todos os dias nas escolas fechadas chega a ser desumano, além de expor ao risco, esses profissionais, se forem infectados, podem sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde público que hoje trabalha totalmente sob pressão”. A sugestão dada ao executivo é para que a SME aproveite esse período complicado para investir em formação online especifica para cada área da educação, e que aplique o home Office em todos os setores possíveis.

“Merendeira sem merenda, inspetor de alunos sem alunos e auxiliar de creche sem criança, não dá e não há justificativa para isso” conclui. O oficio foi protocolado na manhã dessa segunda feira dia 27/07.