Escola de Ferraz faz primeira colheita na horta orgânica

0
238

Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) Professora Nurimar Martins Hiar, no Jardim Itajuíbe, desenvolveu uma horta orgânica nas dependências da unidade e, neste mês, os alunos realizaram a primeira colheita de alface, que foi servida na merenda. A plantação faz parte do projeto “Semeando o Futuro”, que foi um dos cinco vencedores do concurso “Professor Sustentável” do Instituto EDP Bandeirantes.

A iniciativa foi apresentada em 2016 e concorreu na plataforma “Dreamshaper”, disputando com mais 34 escolas de todo o Brasil. Como prêmio, a Emeif recebeu R$ 3 mil, que foi utilizado para comprar os materiais necessários para colocar o projeto em prática. “Compramos material para manejo da terra, como pá, enxada e regador, além de mudas para plantio”, explica a diretora Fabíola Lisboa. “A adubação e colheita são feitas pelos alunos. Dessa forma, podemos ensinar tudo o que há por trás do ato de plantar”, conta.

A horta foi organizada com uma grande diversidade de legumes e hortaliças: já existem pés de salsinha, cebolinha, coentro, jiló, berinjela e pimentão crescendo, além da alface, que já foi colhida. “Tudo foi cultivado com muito carinho por todos”, diz Fabíola. Ao todo, 700 alunos e 33 professores participam de todas as ações.

“A escola envolve todos os alunos nessa atividade e o retorno tem sido muito positivo. A equipe gestora da Emeif contou que as crianças ficaram muito animadas com a horta e até comeram o que colheram com satisfação e orgulho. Isso torna o projeto mais especial ainda”, ressalta a secretária de Educação Valéria Kovac.

Todas as hortaliças integrarão o cardápio da merenda da escola. Isso porque a equipe gestora percebeu que as crianças diziam não gostar de verduras e legumes, mas, após todo o desenvolvimento da horta, passaram a valorizar todos os tipos de alimentos.

Parceria

A Emeif Nurimar Martins Hiar mantém parceria com o Instituto EDP Bandeirantes através do EDP nas Escolas. Essa união visa o aumento da qualidade de vida estudantil, utilizando ações de cidadania e de melhoria do ambiente escolar.

Neste ano, o Instituto entregou aos alunos kits escolares, com lápis preto, canetas, apontador, tesoura, cola, estojo, lápis de cor, régua, caderno e mochila, e ainda oferecerá capacitações aos professores. Além disso, levará até a unidade o teatro “Segurança com Energia Elétrica: A vida sempre em primeiro lugar”.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.