Ferraz participa da 21ª edição dos Jogos Regionais do Idoso

0
232

Ferraz de Vasconcelos está participando da 21ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), da 2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, que está sendo realizada em São Sebastião, no Litoral Norte (distante 172 quilômetros). Delegação e autoridades ferrazenses prestigiaram, no início da tarde desta quinta-feira (dia 10 de agosto), a solenidade de abertura da competição, que reúne mais de 2,5 mil participantes e contou com a presença da primeira-dama do Estado, Lu Alckmin.

Organizados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) e pela Prefeitura de São Sebastião, os Jogos Regionais têm nesta edição, 14 modalidades: bocha, atletismo, buraco, coreografia, damas, dominó, dança de salão, malha, truco, natação, vôlei adaptado, tênis de mesa, tênis e xadrez. Ferraz possui uma equipe com 23 integrantes e está inscrita em cinco delas: malha, damas, dominó, xadrez e bocha.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ferraz de Vasconcelos (FSSFV), Bruna Chacon, filha do prefeito José Carlos Fernandes Chacon (Zé Biruta), a participação da cidade em mais um evento de nível estadual resgata a autoestima dos idosos e valoriza as pessoas.

“Estou encantada e muito feliz pelos idosos estarem aqui em São Sebastião, participando de uma competição tão importante e significativa no Estado. Ferraz passa por um período muito difícil, mas a cidade tem jeito. Desejo muito sucesso para toda nossa delegação”, ressalta Bruna.

O secretário municipal de Esportes, Francisco Pereira de Brito, também afirmou estar satisfeito com a parceria feita com o Fundo Social do município e parabenizou a organização do evento. “Temos de destacar o trabalho excelente do Fundo Social, em valorizar o ser humano e os Jogos Regionais do Idoso, aqui no Litoral Norte. A iniciativa já é um troféu para a qualidade de vida do ferrazense”, finaliza Brito.

História

Criada pela ex-primeira-dama do Estado, Lila Covas, a primeira competição foi realizada em 1995. São 14 modalidades disputadas entre atletas de ambos os gêneros com, no mínimo, 60 anos de idade.

Para a inclusão nos Jogos, até o ano de 1997 a idade mínima era de 55 anos, mas a partir do ano de 1998 a idade mínima foi elevada para 60 anos. Os jogos passaram a realizar-se em algumas regiões paulistas, evoluíram e tornaram-se classificatórios para JEI – Jogos Estaduais do Idoso, que atualmente é intitulada como JAI – Jogos Abertos do Idoso.

Somando as oito Regiões Esportivas do Estado, participaram do JORI 2016, 14 mil pessoas no total, incluindo atletas, árbitros, técnicos e equipes de apoio.

Deixe seu comentário