Polícia Federal prende homem no AP suspeito de fraudar redação do Enem

0
1119

Suspeito foi abordado e teria obtido tema da redação horas antes da prova.
Operação ‘Jogo Limpo’ cumpriu mandados em sete estados no domingo (6).

A Polícia Federal (PF) informou nesta segunda-feira (7) que um homem de 31 anos foi preso em Macapá no domingo (6) durante as ações da operação “Jogo Limpo”, que investigou e combateu tentativas de fraudes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O homem, que não foi identificado, foi preso logo depois de deixar o local de prova em uma faculdade no Centro da capital. Após abordagem, ele confessou que sabia o tema da redação antes mesmo de iniciar o 2º dia de provas. Com ele, foi encontrado um texto com o assunto “intolerância religiosa”, aplicado no Enem a quase 6 milhões de candidatos em todo o país.

Ele foi levado para a Superintendência da PF onde pagou fiança. Em depoimento, ele revelou que recebeu o tema da redação de uma amiga horas antes do exame na manhã de domingo. Pela crime, o suspeito vai responder por fraude em certame de interesse público, podendo ser preso por até 4 anos.

A operação, segundo a polícia, chegou até o suspeito após a investigação apurar que o candidato apresentou indícios de fraude com base em respostas das provas feitas por ele em anos anteriores. Os agentes da PF se disfarçaram de aplicadores da prova a fizeram a prisão após o suspeito sair do local.

Operação
Batizada de Jogo Limpo, a operação foi realizada em sete estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Tocantins, Amapá e Pará. Também em nota, a PF informou que foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e que o objetivo foi “reprimir fraudes” ao Enem.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.