Nesta quinta-feira (15), o Alto Tietê recebeu a primeira entrega de doses da vacina contra a dengue.
Um total de 79.416 doses foi entregue no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) em Mogi das Cruzes. Esse montante inclui também vacinas destinadas à cidade de Guarulhos, que integra a regional de saúde da área do GVE.
No total a região vai receber 45.146 doses da vacina que vão imunizar crianças de 10 e 11 anos. “Essa vacina acordada pelo Ministério da Saúde, a população alvo dela é de crianças de 10 anos a 14 anos. Neste momento, nós vamos iniciar a vacinação na região com crianças e adolescente de 10 a 11 anos”, explica a diretora técnica do GVE, Renata Vilanueva.
A diretora explica que as vigilâncias municipais receberam orientações e participarão de uma nova capacitação com a Secretaria Estadual de Saúde na sexta-feira (16), a fim de aprenderem a manipular o imunizante corretamente. Ela ressalta que a vacina será administrada em duas doses, com um intervalo de três meses entre cada uma.
A diretora técnica do GVE, Renata Vilanueva, indica a possibilidade de que, ao término da vacinação dessa faixa etária na região, é provável que o restante da população nessa faixa etária seja imunizado.
Assim como outros imunizantes, a vacina da dengue tem algumas contra indicações. “Por exemplo, gestantes e mulheres que estão amamentando não devem tomar essa vacina. É importante a gente falar isso porque embora a gente trabalhe com uma faixa etária de adolescentes, mas a gente tem gestantes nessa faixa etária. Então, se a menina estiver grávida ou estiver amamentando é uma vacina que não é recomendada. Se a pessoa no momento da vacinação, por exemplo, tiver em curso de uma doença febril, com febre alta, a gente recomenda esperar passar esse período para não atribuir a vacina os sintomas da doença que a pessoa tem. Recomenda adiar.”
A previsão é que os municípios retirem as doses na segunda-feira (19).
Os 10 municípios do Alto Tietê foram incluídos na lista do Ministério da Saúde para receberem as doses da vacina. No total, a região está programada para receber 45.146 doses do imunizante, sendo que Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano estão entre as cidades que receberão a maior quantidade de doses.
Itaquaquecetuba vai receber um total de 10.960 doses, Mogi das Cruzes um total de 12.143 e Suzano 9.409. Suzano, inclusive, decretou estado de emergência e alerta epidemiológico por conta do alto número de casos de dengue na cidade.
O Brasil é pioneiro ao disponibilizar o imunizante na rede pública, no entanto, enfrenta o desafio da escassez de doses. O Ministério da Saúde está programado para receber um pouco mais de 6 milhões de doses, sendo 5,2 milhões adquiridas do laboratório Takeda e 1,3 milhões doadas.
Ao todo, de acordo com o Ministério da Saúde, foram incluídas mais de 500 cidades em 16 estados para a imunização. A vacina será destinada a pessoas de 10 a 14 anos em cidades com mais de 100 mil habitantes e com alto volume de casos de dengue tipo 2. Além disso, os municípios vizinhos a essas cidades prioritárias também vão receber o imunizante.