Bancos encerram transferências via DOC a partir de hoje (15)

Nesta segunda-feira (15), as instituições associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) encerram as transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC), um dos métodos tradicionais de pagamento bancário. A medida afeta tanto pessoas físicas quanto jurídicas, com agendamentos possíveis até às 22h. O sistema será definitivamente extinto em 29 de fevereiro, com a última data para o processamento de transferências já programadas.

Além do DOC, as instituições também deixarão de oferecer a Transferência Especial de Crédito (TEC), utilizada por empresas para pagamento de benefícios a funcionários. O valor máximo permitido para transações via DOC ou TEC é atualmente de R$ 4.999,99, sem alterações nas operações de Transferência Eletrônica Direta (TED).

A Febraban justifica a decisão com base na diminuição do uso do DOC nos últimos anos, principalmente após o lançamento do PIX em novembro de 2020. Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban, destaca que os clientes têm preferido o PIX devido à sua gratuidade, rapidez e a capacidade de transacionar diversos valores.

O encerramento das operações de DOC e TEC segue os seguintes prazos:

  1. Ofertas dos serviços até às 22h desta segunda-feira (15);
  2. Agendamentos possíveis até 29 de fevereiro de 2024;
  3. Encerramento dos sistemas de recebimento e processamento em 29 de fevereiro.

Um levantamento da Febraban revela que o DOC não figurou entre os cinco principais meios de pagamento em 2023, sendo o PIX a escolha mais popular, seguido por cartão de crédito, cartão de débito, boleto, Transferência Eletrônica Direta (TED), cheque e DOC (Documento de Ordem de Crédito).